CURSO GRATUITO DE FORMAÇÃO EM DARK FUSION DANCE
Aulas acontecem no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, na Tijuca, nos dias 26 e 27 de abril, sábado e domingo.
Inscrições abertas com vagas limitadas e cotas para pessoas com deficiência, afrodescendentes, LGBTQIAPN+ e de baixa renda.
Já estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Formação em Dark Fusion Dance, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, na Tijuca. Surgido da fusão da Dança do Ventre, do Tribal Fusion e outras vertentes, o Dark Fusion Dance expressa a dualidade e o lado sombrio da existência humana, por meio de movimentos ritmados do corpo. O programa de formação teórico-prática acontece nos dias 26 e 27 de abril, sábado e domingo. Ao todo são 50 vagas para maiores de 18 anos, sendo 15 prioritárias para pessoas com deficiência, afrodescendentes, LGBTQIAPN+ e de baixa renda, numa experiência enriquecedora e inclusiva. O projeto é patrocinado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura, com realização da Corpo Fechado Produtora e Dark Fusion Brazil Online.
O curso vai apresentar as diversas perspectivas metodológicas do Dark Fusion Dance, em aulas presenciais técnicas, teóricas e laboratórios criativos. São 20 horas de formação, com quatro professores, durante um fim de semana, manhã e tarde. Além de abordar os fundamentos da Dança Dark Fusion e da cultura Dark Arts, o programa vai mostrar a diversidade de abordagens dessa expressão artística. Haverá intérprete de libras e entrega de certificado ao final. “Queremos contribuir para a difusão do estilo no Rio, cidade que tem sediado o Gothla Brasil desde 2012, maior festival internacional de Dark Arts do mundo”, explica Gilmara Ígnea, historiadora, doutora em História na USP (Universidade de São Paulo) e idealizadora do curso.
Conquistando cada vez mais adeptos, mas ainda mal compreendido em espaços tradicionais de arte, os movimentos do Dark Fusion expressam o lado sombrio e soturno da mente, muitas vezes funcionando como arte terapia. Influências góticas, sentimentos obscuros, morte e histórias de terror são algumas das inspirações. Numa jornada catártica, permite um mergulho em temas em geral negligenciados e em emoções profundas. A iniciativa é uma extensão do Gothla Brasil e do Festival Solstício das Deusas, cuja edição de 2019 foi realizada, no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo, com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro.
As inscrições devem ser feitas de forma online, pelo link: https://darkfusiondance.my.canva.site/.
QUANDO E ONDE
Local: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
Data: 26 e 27 de abril de 2025
Hora: Manhã e tarde
Endereço: Rua José Higino, 115 – Tijuca – Rio de Janeiro
Inscrições online: https://darkfusiondance.my.canva.site/
Classificação etária: 18 anos
Gratuito
Projeto Cidade da Dança recebe Cecilia Kerche em programação especial.
As inscrições para alunos de todo o país estão abertas e são gratuitas.
Joinville – O Projeto Cidade da Dança, sob a direção de Darling Quadros, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento técnico e artístico de jovens estudantes de dança clássica no Brasil.
A iniciativa é realizada por meio do PIC – Programa de Incentivo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina, contando com o apoio de grandes parceiros como o Instituto Carlos Roberto Hansen, Tigre, Ciser e Schulz.
A programação de 2025 vai acontecer de forma gratuita entre os dias 22 a 26 de julho, com aulas voltadas para turmas intermediárias (das 14h às 15h30, para alunos de 12 a 15 anos) e avançadas (das 16h às 17h30, para alunos acima de 15 anos). Além disso, o projeto inclui uma sessão de autógrafos com Cecilia Kerche no dia 25 de julho, às 18h, no Foyer da Sociedade Harmonia Lyra, em Joinville, e culmina em uma aula aberta especial ministrada por Kerche no dia 26 de julho, às 16h.
Participação gratuita para incentivar novos talentos
Para participar das aulas de variações de repertório, os interessados devem se inscrever pela plataforma Sympla, até o dia 10 de abril de 2025, e enviar um vídeo no YouTube com uma variação de repertório dos grandes balés clássicos. O vídeo, que deve ter sido gravado em 2024 ou 2025, precisa ser enviado para o e-mail projetoartesdopalco@gmail.com, acompanhado dos dados do participante. Os selecionados serão divulgados em maio de 2025.
Cecilia Kerche – Convidada Especial
A estrela da programação, Cecilia Kerche, é primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e possui uma carreira internacional de destaque. Já se apresentou em renomadas companhias, como o English National Ballet, Ballet Nacional do Chile, Australian Ballet e Teatro Colón. Reconhecida como Embaixadora do Rio de Janeiro e Embaixatriz da Dança pelo Conselho Brasileiro da Dança, Kerche inspira gerações de bailarinos ao redor do mundo.
O Projeto Cidade da Dança reafirma sua missão de promover ações culturais, oferecendo aos participantes experiências enriquecedoras e a oportunidade de aprender com uma referência de excelência artística.
Projeto 'Dançar, Empreender e Vencer!' abre inscrições para cursos gratuitos
Iniciativa promove formação em dança e gestão cultural, ampliando oportunidades no setor
Amantes da dança, atenção! O projeto "Dançar, Empreender e Vencer!" está com inscrições abertas para cursos gratuitos em diversas modalidades de dança e capacitação em gestão e empreendedorismo cultural. A iniciativa busca democratizar o acesso à formação artística e profissional, oferecendo novas oportunidades para quem deseja atuar no setor.
Com início previsto o final de março e encerramento em novembro de 2025, o programa contemplará tanto oficinas práticas de dança quanto cursos de gestão cultural. Ao final, os participantes apresentarão um espetáculo de encerramento e anteprojetos desenvolvidos ao longo da formação. As inscrições já estão abertas e seguem critérios como ordem de chegada e prioridade para pessoas de baixa renda ou com experiência na dança e interesse na produção cultural. Os interessados podem se inscrever pelos links: bit.ly/dev-caminhodaspedras e http://bit.ly/dev-oficinasdedan%C3%A7a
Aulas presenciais e híbridas no Rio e em Petrópolis
O projeto disponibilizará 480 vagas para oficinas de dança e cursos de gestão cultural, impactando diretamente até 1.500 pessoas nos municípios do Rio de Janeiro (bairro São Cristóvão) e Petrópolis.
Modalidades oferecidas:
📍 São Cristóvão (RJ) – 120 vagas para Ballet Clássico, Dança Popular e Danças Urbanas.
📍 Petrópolis (RJ) – 120 vagas para Jazz Dance, Danças Urbanas e Dança para Maturidade.
📍 Gestão Cultural (formato híbrido) – 120 vagas em cada cidade, totalizando 240 oportunidades.
Os cursos de gestão e empreendedorismo cultural abordarão desde a concepção, formatação e inscrição de projetos até a captação de recursos e prestação de contas, incluindo temas como leis de incentivo fiscal (ISS, ICMS e Rouanet), planejamento financeiro, estratégias de divulgação e produção cultural.
Viabilização e impacto social
O projeto é idealizado e realizado pela Arte Cultura Gestão & Produção Cultural LTDA, sob direção geral de Patricia Castro, que também será responsável pelos cursos de gestão e empreendedorismo. A iniciativa conta com o patrocínio da Souza Cruz – Instituto BAT Brasil, via Lei do ICMS da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, com apoio da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Escola Municipal Gonçalves Dias - Instituto Municipal de Cultura - Prefeitura de Petrópolis. Conheça mais em @arteculturacomvc.
Para Patricia, que atua há 30 anos na área cultural, a iniciativa é uma forma de unir arte, educação informal e empreendedorismo.
"Unir arte, gestão e empreendedorismo foi um divisor de águas na minha carreira. O projeto 'Dançar, Empreender e Vencer!' oferece um caminho para transformar vidas através da arte e gerar emprego e renda para os participantes", destaca a gestora cultural.
As aulas serão realizadas nos turnos da tarde, noite e finais de semana, conforme a demanda de cada local. Os alunos contarão com o acompanhamento de professores e consultores especializados.
Encerramento e produtos culturais
Ao final do programa, os participantes dos cursos de gestão terão a oportunidade de apresentar seus anteprojetos em um Pitch, além de colaborar como técnicos, produtores e criadores no espetáculo de encerramento "Minha Dança. Minha Profissão. Qual é o Caminho das Pedras?". O evento será acessível, com intérpretes de Libras e legendagem nos materiais audiovisuais.
Além da formação, o projeto gerará dois produtos culturais:
📌 Videodocumentário, registrando imagens e depoimentos dos participantes;
📌 Livreto, com resultados qualitativos e quantitativos obtidos durante o monitoramento de desempenho e satisfação ao longo dos seis meses de curso.
Inscrições: abertas até final de 30 de março de 2025
Abertura das turmas:
Petrópolis
Lançamento do projeto:
Dia: 28/03 (6ª feira)
Local: Teatro Afonso Arinos, Centro Cultural Raul de Leoni
Horário: 19h
Endereço: Praça Visc. de Mauá, 305 - Centro, Petrópolis - RJ
Lançamento do Curso Caminho das Pedras
Dia: 29/03 (sábado)
Local: Centro de Cultura Raul de Leoni
Horário: das 10h às 15h (12h30 às 13h30 - intervalo de almoço)
Endereço: Praça Visconde de Mauá, 305, Centro / Petrópolis
Lançamento das oficinas de Jazz, danças urbanas e dança para maturidade
Dia: 31/03 (2ª feira)
Local: Movimento Art & Cia
Endereço: Rua Buenos Aires 69, Centro / Petrópolis
Rio de Janeiro – São Cristóvão
Lançamento do projeto
Dia: 25/03 (3ª feira)
Horário: 10h
Local: Biblioteca Parque Estadual
Endereço: Avenida Presidente Vargas, 1261 - Centro - RJ RJ
Lançamento do Curso Caminho das Pedras e das Oficinas de Ballet Clássico, Danças Urbanas e Danças Populares
Dia: 26/03 (4ª feira)
Local: Escola Municipal Gonçalves Dias
Endereço: Campo de São Cristóvão, 115 - São Cristóvão / RJ
SP.IN - Festival Internacional de Dança Contemporânea acontece em fevereiro no CCSP, Biblioteca Mário de Andrade e Escola de Dança de São Paulo
O evento, completamente gratuito, destaca-se por performances de artistas internacionais e workshops intensivos voltados à comunidade da dança contemporânea
Together to Get There Performance de Lali Ayguade e Akira Yoshida
O SP.IN – Festival Internacional de Dança Contemporânea terá sua primeira edição entre os dias 20 a 28 de fevereiro de 2025, em São Paulo. Totalmente gratuito, o evento reunirá artistas de renome mundial, que estarão pela primeira vez no Brasil, em uma programação que busca democratizar o acesso à dança contemporânea e proporcionar experiências artísticas inovadoras.
Entre os convidados estão Johannes Wieland (Alemanha), Lali Ayguadé (Espanha), Tamara Gvozdenovic (Suíça) e Akira Yoshida (Espanha), com performances inéditas no Brasil. Além disso, cada um ministrará três dias de aulas intensivas, oferecidas exclusivamente para a comunidade da dança. O SP.IN também traz rodas de conversa e uma mostra de filmes de dança contemporânea, incluindo produções internacionais premiadas.
"O grande diferencial do festival é a oferta de workshops intensivos e gratuitos, ministrados pelos artistas convidados, promovendo um ambiente de imersão, aprendizado e troca de experiências artísticas com os dançarinos brasileiros”, destaca Keren Chernizon, diretora artística do projeto.
No decorrer da programação, Johannes Wieland apresenta Darwin to Darwin, uma performance que reflete sobre os instintos humanos e a evolução das relações interpessoais, unindo dança, teatro e performance em uma exploração densa e introspectiva dos desafios da adaptação e transformação humana.
Lali Ayguadé e Akira Yoshida sobem ao palco com Together to Get There, um dueto que investiga a complexidade das conexões humanas, utilizando gestos e movimentos para dialogar sobre apoio mútuo, fragilidade e força.
Tamara Gvozdenovic, acompanhada do DJ e produtor Kangding Ray, traz SEER, um solo que explora a relação entre corpo, tecnologia e mitos culturais, oferecendo uma abordagem sensorial e imersiva.
"É uma oportunidade muito especial vir ao Brasil pela primeira vez na minha vida, compartilhando conhecimentos e experiências. O SP.IN Festival torna isso possível: artistas podem se encontrar em workshops sem a pressão financeira, oferecendo as oficinas gratuitamente. O que mais se pode desejar? Claro, também estou animado para que o público veja o meu trabalho e suas reações. Berlim encontra o Brasil. Emocionante!", destaca Johannes Wieland.
Com apresentações em locais icônicos de São Paulo, como o Centro Cultural São Paulo (CCSP), a Biblioteca Mário de Andrade e a EDASP – Escola de Dança de São Paulo, o SP.IN Festival reafirma seu compromisso com a democratização do acesso às artes e a inclusão cultural.
"O SP.IN foi pensado como um ponto de encontro para o intercâmbio de ideias e imersao da dança contemporânea. Reunimos artistas internacionais mestres em suas áreas, para criar um espaço onde a alta qualidade de educação artística seja acessível a todos e onde os limites do que é possível na dança sejam constantemente redefinidos. Aqui, a dança não é apenas uma forma de expressão, mas um convite à reflexão, à inovação e à co-criação", finaliza Keren.
O SP.IN Festival é realizado pelo Ministério da Cultura e CSN via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CSN e Rosset Têxil. A iniciativa tem a realização de Frida!, Ministério da Cultura e Governo Federal - Brasil, União e Reconstrução.
Quando e Onde
SP.IN – Festival Internacional de Dança Contemporânea
20 a 28 de fevereiro de 2025
Entrada: Gratuita (sujeita à lotação dos espaços)
Locais: Biblioteca Mário de Andrade, Centro Cultural São Paulo (CCSP) e EDASP – Escola de Dança
Classificação indicativa: Livre
PROGRAMAÇÃO DETALHADA
Workshops
● 21 a 23 de fevereiro
9h: Workshop com Lali Ayguadé
13h: Workshop com Akira Yoshida
Local: EDASP – Escola de Dança de São Paulo
● 25 a 27 de fevereiro
10h30: Workshop com Tamara Gvozdenovic
Local: CCSP - Centro Cultural São Paulo
● 26 a 28 de fevereiro
13h: Workshop com Johannes Wieland
Local: EDASP – Escola de Dança de São Paulo
Performances e rodas de conversa
● 20 de fevereiro
19h: Coquetel de abertura e performance solo/site-specific com Akira Yoshida
Local: Biblioteca Mário de Andrade
● 22 e 23 de fevereiro
20h: Performance "Together to Get There" com Lali Ayguadé e Akira Yoshida
Local: CCSP – Centro Cultural São Paulo
● 24 de fevereiro
19h: Performance solo com Tamara Gvozdenovic
20h: Roda de conversa com os artistas convidados
Local: Biblioteca Mário de Andrade
● 26 de fevereiro
20h: Performance "Darwin to Darwin" com Johannes Wieland
Local: CCSP – Centro Cultural São Paulo
● 28 de fevereiro
20h: Performance "SEER" com Tamara Gvozdenovic e Kangding Ray
Local: CCSP – Centro Cultural São Paulo
Mostra de filmes de dança contemporânea
● 25 a 27 de fevereiro
19h: Exibições de filmes de dança contemporânea
Local: Biblioteca Mário de Andrade
Atibaia Dance Camp
Uma Imersão Inesquecível no Mundo da Dança Durante o Carnaval 2025
Para aqueles que desejam viver dias inesquecíveis nas próximas férias de Carnaval, sem perder a conexão com a arte da dança, o Atibaia Dance Camp é a opção perfeita.
Realizado de 28 de fevereiro a 5 de março de 2025 no belo sítio Recanto Grandi, em Atibaia, São Paulo, o evento é um programa de curta duração voltado para bailarinos a partir de 14 anos e professores que desejam aperfeiçoar suas técnicas com a orientação de profissionais experientes.
Uma Experiência Completa de Aprendizado e Diversão
O Atibaia Dance Camp oferece uma oportunidade única de imersão em diversas modalidades de dança. As aulas, com conteúdos abrangentes, incluem balé, jazz, alongamento, dança contemporânea e história da dança, além de palestras e workshops exclusivos. Toda a programação está planejada para proporcionar uma experiência de aprendizado intensiva e rica, em um ambiente que inspira criatividade e desenvolvimento pessoal. As aulas são organizadas de acordo com um cronograma que atende tanto iniciantes quanto dançarinos mais avançados, garantindo que todos possam aproveitar ao máximo o acampamento.
Estrutura e Acomodações de Qualidade
O sítio Recanto Grandi oferece uma infraestrutura completa para os participantes. Os alojamentos são confortáveis e incluem banheiros e refeitórios modernos. O espaço para as aulas é equipado com sistema de som profissional e piso flutuante, ideal para as práticas de dança. Além disso, o local dispõe de uma ampla estrutura de lazer com piscina e áreas de convivência, proporcionando um equilíbrio perfeito entre aprendizado e diversão.
Para garantir que todos os participantes estejam bem nutridos e cheios de energia, o Atibaia Dance Camp oferece seis refeições diárias balanceadas. O cardápio é preparado para atender a diversas necessidades alimentares, incluindo restrições e intolerâncias alimentares, de modo que todos possam desfrutar de uma alimentação completa e saudável.
Localização Conveniente e Fácil Acesso
Localizado a apenas 55 km da cidade de São Paulo e próximo aos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, o Atibaia Dance Camp é de fácil acesso para participantes de todas as regiões. A proximidade com grandes centros urbanos facilita o deslocamento e oferece uma alternativa conveniente para quem deseja uma experiência de imersão na dança sem precisar viajar longas distâncias.
Pacotes Acessíveis e Oportunidades de Bolsas de Estudo
O Atibaia Dance Camp oferece pacotes de inscrição com preços acessíveis e opções de pagamento parcelado. Além disso, o acampamento também disponibiliza pacotes personalizados e bolsas de estudo para jovens talentos. Essa abordagem inclusiva garante que dançarinos de todas as origens possam participar e aproveitar ao máximo essa experiência enriquecedora.
Inscrições e Informações
Para mais informações sobre o Atibaia Dance Camp e para fazer sua inscrição, acesse www.dancecamp.com.br ou entre em contato pelo WhatsApp no número (11) 97511-8042. Não perca a chance de vivenciar uma experiência única e transformadora, cercado por uma comunidade apaixonada pela dança.
Clarin Cia. de Dança estreia novo projeto
com dez oficinas gratuitas inspiradas no Bumba-meu-Boi
Durante os encontros os participantes são convidados a mergulhar na rica cultura do Bumba-meu-boi, através de diferentes linguagens, explorando os ritmos, a dança e a música dessa manifestação única.
Clarin Cia. de Dança convida para as Oficinas Gratuitas “Terra de Águas e Cazumbas”: uma imersão na magia do Bumba-meu-boi
A Clarin Cia. de Dança ( @clarinciadedanca ) lança seu mais recente projeto, contemplado na 36ª Edição do Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Em uma série de 10 oficinas gratuitas, o grupo proporciona uma imersão no universo da cultura popular brasileira, tendo o Bumba-meu-boi como protagonista. As oficinas ocorrerão até 2025, começando em 5 de dezembro de 2024, no Centro de Referência da Dança (CRD), no Centro Histórico de São Paulo.
A primeira oficina, Oficina - Toque do Bumba-meu-boi, será conduzida por Alysson Bruno (diretor musical) e Vivian Maria (assistente de direção do espetáculo DA COR DE COBE). Durante essa vivência musical, os participantes explorarão os sons e encantos do Bumba-meu-boi, com destaque para instrumentos típicos da festa, como a zabumba e a matraca. A oficina vai ensinar técnicas de canto e dinâmicas percussivas, imergindo o público na energia vibrante da festa e de sua música.
A Oficina - Dança do Bumba-meu-boi, conduzida por Kelson Barros (diretor da companhia), ocorrerá no 11 de dezembro de 2024. Focada na dança, essa oficina ensinará os passos dos personagens centrais do folguedo, explorando os diferentes sotaques do Bumba-meu-boi, como o Zabumba, a Orquestra e o Costa de Mão. A proposta é criar uma experiência que une canto, dança e música, permitindo aos participantes celebrar e vivenciar a rica identidade cultural do Maranhão.
Cada oficina será dividida em dez encontros de 2 horas, totalizando 10 horas de imersão por oficina, com 25 vagas disponíveis por grupo, somando 225 vagas totais. Essas oficinas representam uma oportunidade única de se conectar com as tradições do Bumba-meu-boi e a cultura popular brasileira.
Essas atividades fazem parte do projeto “TERRA DE ÁGUAS E CAZUMBAS”, que propõe releituras poéticas do auto do Bumba-meu-boi, explorando o amor, a religiosidade e os desafios humanos dentro da magia do folguedo maranhense. O projeto mistura o real e o encantado, criando experiências únicas e profundas sobre uma das mais importantes manifestações culturais do Brasil.
Sobre a Clarin Cia. de Dança
A Clarin Cia. de Dança, dirigida pelo maranhense Kelson Barros, segue sua trajetória de pesquisa e valorização da dança popular brasileira, buscando provocar reflexões sobre nossa cultura e tradições. Formada por artistas com vivências em capoeira, breaking, balé, passinho, funk e outras danças brasileiras, a companhia se dedica à experimentação e fusão de diferentes estilos, sempre com a cultura popular como base para suas criações.
Com o compromisso de transformar questões contemporâneas em arte, a Clarin Cia. de Dança acredita que a dança é um poderoso instrumento de transformação social. Além de se apresentar em palcos importantes, a companhia recebeu prêmios e indicações significativas, como o Prêmio APCA de Melhor Trilha Sonora (2023) pelo espetáculo Fênix - Onde Nascem os Sonhos, Melhor Espetáculo de Dança (2021) com OU 9 OU 80, e, com Da Cor de Cobre, foi indicada ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo (2023) e ao Melhor Figurino APCA (2022).
SERVIÇO: Oficinas “Da Cor de Cobre”
Sinopse: As oficinas oferecem uma experiência imersiva que celebra a identidade e as tradições do Maranhão, conectando passado e presente de forma vibrante e poética.
Data das Oficinas: 05 de dezembro, das 19h às 21h e 11 de dezembro de 2024, das 15h às 17h
Local: CRD – Centro de Referência da Dança (Galeria Formosa, Baixos do Viaduto do Chá, s/n, Centro Histórico de São Paulo, SP)
Vagas: 25 por oficina
Duração: 2 horas por encontro
Inscrições: Gratuitas e limitadas
Classificação: Livre
Link de inscrição para a Oficina Toque do Bumba Meu Boi: https://forms.gle/ibDzPmdSUphq6QxPA
Link de Inscrição para a Oficina Dança do Bumba Meu Boi: https://forms.gle/vWh7YsykzKKJEZLz9