VII Bienal de Dança

blog-image
Compartilhe

VII Bienal de Dança / De Par Em Par inscreve para Atelier de Formação com Armando Menicacci

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 14 de fevereiro.

Artistas audiovisuais, artistas digitais e de videodança, performers, atores, bailarinos, músicos e demais artistas do corpo podem participar do Atelier de Formação – Presença à Distância acerca da teleperformance e live streaming da VII Bienal Internacional de Dança do Ceará / De Par Em Par. A atividade será conduzida pelo pesquisador e artista italiano Armando Menicacci, de 22 de fevereiro a 05 de março, das 14h às 18h, de forma virtual e mediante inscrição, através do site da bienal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 14 de fevereiro. O formulário de inscrição está disponível na bio da Bienal no Instagram: @bienaldedanca. Os artistas aprenderão a utilizar as mais recentes técnicas de captura, processamento e edição, em tempo real, de imagens e sons de performers, atores e músicos presentes no mesmo espaço e/ou outros artistas fisicamente distantes, mas igualmente presentes sob a forma de imagens veiculadas em redes sociais que enviam seu conteúdo do computador ou smartphone. Os participantes também vão ter conhecimento sobre como transmitir conteúdo misto (streaming) e como organizá-lo para realizar teleperformances. Durante o atelier os artistas vão desenvolver uma performance de telepresença e essa criação será apresentada no canal da bienal no YouTube nos dias 06 e 07 de março, às 16 horas.

Armando Menicacci

Pesquisador e artista, Armando Menicacci vive em Montreal onde é membro do grupo estratégico canadense Hexagram. Seu trabalho é desenvolvido sob a forma de produções plásticas, performances e editoriais sobre as relações entre as artes, corporeidade, tecnologias e psicologia, principalmente nas esferas da avaliação e da percepção das artes. Depois de ter estudado dança e música, ele obteve seu mestrado em musicologia pela Universidade de Roma “La Sapienza” e seu doutorado sobre as relações entre a dança contemporânea e as tecnologias digitais pela Universidade Paris 8, onde fundou e dirigiu, entre 1999 e 2009, o laboratório Médiadanse, fruto da colaboração entre a Universidade Paris 8 e a Associação Anomos. Entre 2009 e 2014 desenvolveu seu trabalho de modo independente e lecionou na École Media Art de Chalon sur Saône, na França. Publicou três livros, dentre eles La Scena Digitale. Nuovi media per la danza com Emanuele Quinz, e diversos artigos nas áreas da música, do teatro e também da robótica, arquitetura, psicologia, dança e da teoria das mídias. Foi professor da Universidade do Quebec em Montreal entre 2015 e 2019, ensinando igualmente no Brasil, na Turquia, na Inglaterra e na França. Membro fundador do Laboratoire LAVI (Laboratório Artes Vivas Interdisciplinares), financiado em 2019 pela Fundação Canadense pela Inovação e dedicado à pesquisa-criação no cruzamento com as ciências e a saúde. Suas criações foram expostas na França, Itália, Espanha, República Tcheca e seus projetos expográficos são desenvolvidos na Europa, África, América do Norte e América do Sul.

Bienal De Par Em Par

Realizada desde 2008 nos anos pares, sempre no mês de outubro, a Bienal De Par Em Par é um desdobramento da Bienal Internacional de Dança do Ceará, que acontece nos anos ímpares desde 1997. Excepcionalmente a edição de 2020 da Bienal De Par Em Par acontece de 05 a 14 de março de 2021 e de forma virtual, em virtude da necessidade de isolamento social ocasionada pela pandemia de Covid-19. A VII Bienal de Dança / De Par Em Par é apresentada pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), Lei Estadual Nº 13.811 – Mecenato Estadual. Agradecimento: Enel. Apoio: Lei Aldir Blanc (Governo do Estado do Ceará/ Secult-CE, Prefeitura Municipal de Fortaleza/Secultfor, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal), Consulado Geral da França para o Nordeste. Parceria: Quitanda Soluções Criativas. Apoio institucional: Theatro José de Alencar, Porto Dragão e Porto Iracema das Artes. Realização: Indústria da Dança e Proarte.

ONDE E QUANDO

Atelier de Formação – Presença à Distância, com Armando Menicacci - VII Bienal Internacional de Dança do Ceará / De Par Em Par – Inscrições até o dia 14 de fevereiro para a atividade que será conduzida de forma virtual, de 22 de fevereiro a 05 de março, das 14h às 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 14 de fevereiro. O formulário de inscrição está disponível na bio da Bienal no Instagram: @bienaldedanca. Informações: bienal@bienaldedanca.com

 

Ajude-nos a manter o trabalho da Dança Brasil!
Nosso jornalismo acompanha e divulga a arte da dança.
Está a serviço da arte da dança e da diversidade de opinião.
Há 28 anos, a Dança Brasil exercita o jornalismo transparente, fiel à verdade factual, atenta à diversidade cultural na área da dança.
Nunca antes o jornalismo se fez tão necessário e nunca dependeu tanto da contribuição de cada um dos leitores.
Faça parte da Dança Brasil! Assine, contribua com um veículo dedicado a produzir diariamente uma informação de qualidade, profunda e analítica.
A arte da dança agradece.
Clique no link abaixo e faça sua assinatura anual por apenas R$ 55,00.
https://mpago.la/2anBM14