UNIBES CULTURAL TERÁ PROGRAMAÇÃO DE DANÇAS URBANAS

blog-image
Compartilhe

A cidade de São Paulo será palco de mais uma edição da Virada Cultural, nos dias 20 e 21 de maio. Evento promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, conta este ano comais um espaço: a Unibes Cultural.

A data recebe uma edição especial do Pátio Cidade, que abrigará o Festival Movimento SP,  apresentando o melhor da dança urbana da cidade. Em sua 2ª edição, o Festival que tem como principal tema a valorização do dançarino da cidade, trará performances dos melhores artistas da dança urbana da cidade, aulas gratuitas, showcases com grupos consagrados e batalha allstyle. O público ainda poderá conferir o diálogo da dança com outras artes, como o graffiti e a fotografia, além de uma programação musical que inclui pocket shows e DJs convidados, feira de moda e foodtrucks.

O evento começa com aulas ministradas pelos coreógrafos Bruno Miranda (Woop´z), Everson Magnavita (Cybernétikos) e Fernanda Fiuza, a diva do jazz funk no país. Nos showcases, estão confirmadas as apresentações dos grupos Cybernétikos Hip Hop Soul´s Street, Lords of Krump, Ritmos Base e Urban Vibe Crew.  A batalha MovSP AllStyle 1vs1, com inscrições no local, será comandada pela dupla MC UIU e DeeJay Jab, da Gang´Style Traditional. Para encerrar, um pocket show do MC Psico, com músicas sobre militância na cultura de rua, do álbum “Real Importância”.  O público ainda poderá conferir a exposição individual de William Machado, um dos mais importantes fotógrafos da cena do breaking brasileiro. Na feira, artigos de moda hiphop e a presença de projetos internacionais do mundo da dança, como Hollywood Dance Camp e Noho House.

O Festival Movimento SP é organizado pelo WeCanDance, com o apoio da Unibes Cultural.

VII Congresso Luso Brasileiro, evento gratuito dirigido a autores e convidados, que acontece no Brasil desde 2011, uma iniciativa do McSill Story Studio, da Inglaterra e organizado por Noscilene Santos, representante do Studio no Brasil, dá continuidade à Virada Cultural na Unibes Cultural. James McSill conduzirá um workshop sobre produção textual, ensinando técnicas contemporâneas e inovadoras que dão vida às histórias, e receberá autores e editores para uma mesa redonda. Uma equipe do Studio McSill ficará à disposição para avaliar textos de participantes.

James McSill é uma das maiores autoridades em Storytelling e um dos consultores de história mais bem-sucedidos do mundo, fundador e diretor-executivo do McSill Story Studio Co., Consultoria de Histórias e Assessoramento Literário (Reino Unido); Brand Storytelling (Portugal) e mentor da McSill Agency (Brasil, Reino Unido, Portugal e EUA), da McSill Storytherapy (Portugal e Brasil) e executivo-chefe do McSill Story/ Transmedia Studio (UK). 

A programação continua com o programa Conversas que Importam, reuniões abertas mensais com a coach Fabiola Lima, autora do blog homônimo, e o mediador Marcelo Lopez, que acontecerá às 14h. Os participantes, de todas as idades, compartilham seus casos, experiências e visões sobre como percebem o mundo, que são discutidos com a participação de convidados especiais.

Como percebemos e olhamos para as várias gerações de pessoas? Escutar e compartilhar as várias percepções da maneira como nutrimos essas relações, passando pela forma como escutamos cada geração, sobre como julgamos também cada uma dessas relações e sobre o lugar que deixamos que cada geração ocupe em nossas vidas, resulta num grande encontro sobre como escutamos quem escutamos.

O tradicional Bazar Beneficente da Unibes, há mais de vinte anos ele atraindo cerca de 500 pessoas por dia em busca de bons produtos e ótimos preços, levará sua edição móvel à Unibes Cultural. Além de ser um excelente lugar para se fazer compras, o Bazar é uma das principais fontes de recursos da União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social, instituição que atende mais de 10 mil pessoas por ano em programas nas áreas de promoção humana, educação, assistência social e cultura.

A diversidade de produtos é um grande diferencial. Os clientes podem encontrar móveis, roupas, acessórios, eletroeletrônicos, livros, utilidades domésticas, objetos de arte, decoração e até material de escritório. As roupas são etiquetadas com códigos de barras para facilitar o pagamento e se aceita todas as bandeiras de cartões de crédito. E o público pode ainda colaborar com o Bazar, que aceita qualquer tipo de produto em bom estado e retira a doação no local, com data e hora marcada.

A programação da Virada Cultural na Unibes Cultural fecha com a apresentação do Coro da Vila, tradicional coral do bairro da Vila Madalena, regido pelo maestro César Cerasomma, abre a noite com canções do Clube da Esquina. Na sequência, convida ao palco o Coral Unifesp, apresentando  o musical “5 Olhares sobre Lenine”, sob a regência de Eduardo Fernandes.

O musical “5 Olhares sobre Lenine” traz 15 músicas de seis álbuns do compositor pernambucano, em arranjos complexos e inéditos, como Leão do Norte, escrita em parceria com Paulo César Pinheiro e presente no disco Olho de Peixe (1993) e Envergo Mas Não Quebro, parceria com Carlos Rennó do álbum Chão (2011). Para trabalhar a parte cênica do espetáculo, cinco diretores de teatro foram convidados a participar: Luis Ferron, Marcelo Lazzaratto, Maria Silvia do Nascimento, Reynaldo Puebla e Rodrigo Spina.

Há 25 anos à frente do Coral Unifesp, o maestro diz que há muito tempo o grupo demonstrava vontade de montar um espetáculo sobre Lenine. Em 2016, a hora chegou. A partir de sugestões dos participantes, Eduardo Fernandes escolheu músicas de diferentes épocas, parceiros e temáticas. Com 50 anos de tradição, o Coral Unifesp se dedicou nos últimos 20 ao formato de coro cênico, tendo apresentado espetáculos de sucesso, como O Grande Circo Místico (2014-2015), A Noiva do Condutor (2010-2012) e A Era do Rádio (2005-2007).

 

 

VIRADA CULTURAL NA UNIBES CULTURAL

ENTRADA GRATUITA

20 de maio, sábado, das 10h às 22h

 

Das 10h às 12h: VII CONGRESSO LUSO BRASILEIRO – evento literário evento com a presença de James McSill

Das 12h às 20h: FESTIVAL MOVIMENTO SP – apresentação de dança urbana, live painting, aulas gratuitas, showcases, batalha allstyle, DJs convidados, feira de moda e foodtrucks

Das 14h às 15h30: CONVERSAS QUE IMPORTAM - roda de conversa com a coach Fabiola Lima e o mediador Marcelo Lopez

Das 12h às 20h: BAZAR BENEFICIENTE UNIBES – edição móvel do tradicional bazar da União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social

Das 20h às 22h: CORO DA VILA CONVIDA CORAL UNIFESP – o Coro da Vila apresenta repertório do Clube da Esquina, seguido pelo Coral da Unifesp, com o musical “5 Olhares sobre Lenine”

 

Unibes Cultural

Rua Oscar Feire, 2500 – ao lado do Metrô Sumaré

Informações: 11 3065-4333 e http://unibescultural.org.br/

Funcionamento: De segunda a sábado, das 10h às 19h

Acesso para deficientes

Ar condicionado

WI FI livre

Tem cafeteria

Estacionamentos conveniados: Rua Oscar Freire, 2617 | Rua Amália de Noronha, 127

Sugerimos o uso de transporte público