STEPHEN PETRONIO COMPANY

Compartilhe

STEPHEN PETRONIO COMPANY

Renomado coreógrafo e dançarino americano conduz oficina para o público brasileiro, gratuita online, nos dias 24 e 25 de fevereiro

Duas obras recentes do artista, bem como um bate-papo entre ele e a diretora Monique Gardenberg, estarão no YouTube de 23 de fevereiro a 5 de março

Mais de duas décadas após a última apresentação de sua renomada companhia no Brasil, o americano Stephen Petronio, um dos maiores nomes da dança contemporânea, tem novamente um encontro marcado com seus admiradores no país. Diretor artístico do grupo que leva o seu nome, o coreógrafo e dançarino vai ministrar uma oficina online gratuita nos dias 24 e 25 de fevereiro, das 13h às 16h. Antes disso, no dia 23, às 19h, serão apresentadas, também online, as duas obras mais recentes de Petronio: “American Landscapes” (2019) e “Are You Lonesome Tonight” (2020). A exibição será antecedida por um bate-papo entre Petronio e a diretora e produtora Monique Gardenberg, idealizadora do extinto Carlton Dance Festival, que contou com a presença da Stephen Petronio Company por duas vezes, em 1991 e 1995.

O projeto marca a retomada do CÂMBIO, projeto de programação artística capitaneado pelo diretor e ator Cesar Augusto e o produtor Jonas Klabin, que realizou diversas ocupações, festivais e curadorias entre os anos de 2010 e 2015. A participação da Stephen Petronio Company no CÂMBIO tem o apoio do Mid Atlantic Arts através do USArtists International, em parceria com National Endowment for the Arts, Andrew W. Mellon Foundation e Howard Gilman Foundation. 

Apropriada a tempos de pandemia, a oficina será apresentada por Stephen Petronio via aplicativo Zoom, diretamente do Centro de Residência Artística Petronio, no estado de Nova York, com colaboração dos bailarinos da companhia. O coreógrafo vai falar sobre a chamada Técnica Petronio, não ensinada no Brasil. As vagas são limitadas e os participantes, além de receberem certificação ao final da oficina, também podem vir a serem selecionados para integrar, de forma virtual, o próximo trabalho de Petronio, “New Prayer for Now”, com estreia prevista para maio/junho de 2021. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de fevereiro pelo link bit.ly/oficinapetronio.

Já o bate-papo entre Stephen Petronio e Monique Gardenberg, bem como as obras “American Landscapes” e “Are You Lonesome Tonight”, serão disponibilizados no YouTube, no canal da Cia. dos Atores (youtube.com/ciadosatores), grupo que tem Cesar Augusto entre seus fundadores. Todo o material permanecerá disponível somente até 5 de março.

CÂMBIO é um projeto de programação artística que realizou diversas ocupações, festivais e curadorias entre 2010 e 2015 no Rio de Janeiro e, agora em 2021, em meio à pandemia, retoma atividades em formato virtual. CÂMBIO contempla repaginar espaços culturais, incluindo os virtuais, oferecendo uma curadoria de espetáculos e experiências numa plataforma que explora as diferentes possibilidades de relação entre palco e plateia. Apostando na sua definição, a programação é cheia de troca: artistas que estão em produção ascendente; projetos de outros estados e países; espetáculos de sucesso e inéditos; musicais, shows de música, cabaré, esquetes musicais, dança, teatro de revista, leituras dramatizadas, poesia e oficinas, criando uma programação popular, rica, diversificada e acessível a todos. A programação poderá ser acompanhada no site cambio.art.br, que também manterá disponível os formulários para solicitações de pauta (virtual) e para inscrições em oficinas e outras atividades.

 

STEPHEN PETRONIO COMPANY

Fundada em 1984, a Stephen Petronio Company já se apresentou em mais de quarenta países, e realiza temporadas anuais em Nova York há 36 anos.

Em 2017, a companhia estabeleceu o Centro de Residência Artística Petronio, situado em Round Top, no estado de Nova York, com 175 acres nas montanhas do Catskill. A propriedade conta com uma casa de 603 metros quadrados e um estúdio de dança de 232 metros quadrados, uma horta orgânica e trilhas para caminhadas. O centro tem duas missões: prover um espaço de pesquisa e criação para coreógrafos e seus colaboradores, longe de suas respectivas responsabilidades cotidianas e em proximidade da natureza, e estabelecer um programa de dança que traz o poder de movimento para a juventude da comunidade local. O centro já sediou mais de sessenta artistas.

Petronio nasceu em Newark, Nova Jersey, e se formou em Hampshire College em Massachusetts, onde ele também iniciou a treinar técnicas de improviso e dança. Ele trabalhou com Steve Paxton, influenciando muito o seu próprio trabalho e foi o primeiro bailarino masculino da Companhia de Dança Trisha Brown (1979 até 1986). Ele seguiu carreira independente de muito sucesso e prestígio, incluindo a bolsa John Simon Guggenheim Fellowship, os prêmios da Foundation for Contemporary Performance Arts, New York Foundation for the Arts, um American Choreographer Award, um New York Dance and Performance “Bessie” Award, e mais recentemente em 2015 o Doris Duke Performing Artist Award, consagrando-o como um dos melhores coreógrafos americanos atuais.

Petronio criou mais de 80 obras para sua companhia de dança e foi comissionado por algumas das companhias de maior prestígio no mundo, incluindo Ballet Frankfurt do William Forsythe (1987), Deutsche Oper Berlin (1992), Lyon Opera Ballet, entre muitos outros. Para informações sobre a Stephen Petronio Company, acesse www.petron.io.

 

SOBRE O CÂMBIO

A primeira edição do CÂMBIO ocupou o Teatro Estadual Glaucio Gill de 2010 a 2011, enquanto a segunda edição ocupou o Teatro Municipal Café Pequeno de 2012 a 2015. Nos dois teatros, os palcos foram reestruturados e a curadoria criou programações diversificadas, incluindo teatro, música, dança, cinema e festivais, com um fio condutor definindo um perfil de produções de distinção de linguagem e valor cultural, contemporâneas e populares. Na primeira edição, foi um total de sessenta espetáculos, 394 sessões, 23 mil espectadores e uma nomeação na categoria especial do Prêmio APTR de 2011. Já na segunda edição foram cerca de 100 espetáculos, 720 sessões e 6 mil espectadores.

 

Quando e Onde

De 23 de fevereiro a 5 de março

Local: canal da Cia. dos Atores youtube.com/ciadosatores

Exibição das obras “American Landscapes” e “Are You Lonesome Tonight”

A exibição será antecedida por um bate-papo entre Petronio e a diretora e produtora Monique Gardenberg

Gratuito

Oficina Stephen Petronio

Dias 24 e 25 de fevereiro, das 13h às 16h.

As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de fevereiro pelo link: bit.ly/oficinapetronio | Gratuito | Vagas limitadas

 

 

Ajude-nos a manter o trabalho da Dança Brasil!
Nosso jornalismo acompanha e divulga a arte da dança.
Está a serviço da arte da dança e da diversidade de opinião.
Há 28 anos, a Dança Brasil exercita o jornalismo transparente, fiel à verdade factual, atenta à diversidade cultural na área da dança.
Nunca antes o jornalismo se fez tão necessário e nunca dependeu tanto da contribuição de cada um dos leitores.
Faça parte da Dança Brasil! Assine, contribua com um veículo dedicado a produzir diariamente uma informação de qualidade, profunda e analítica.
A arte da dança agradece.
Clique no link abaixo e faça sua assinatura anual por apenas R$ 55,00.
https://mpago.la/2anBM14