Saiba tudo sobre uso de mascaras durante aulas de dança

Compartilhe

Saiba tudo sobre uso de mascaras durante aulas de dança

Embora as máscaras não substituam outras medidas de prevenção contra a COVID-19 a OMS e o Ministério de Saúde recomendam que as pessoas usem máscaras em público e isso inclui também nas escolas de dança. O COVID-19 é transmitido principalmente através de gotículas respiratórias que são produzidas quando uma pessoa infectada fala, tosse ou espirra. Cobrir o nariz e a boca é uma das coisas mais fáceis que você pode fazer para impedir a propagação do COVID-19 e manter seus colegas bailarinos em segurança.

O objetivo de usar uma máscara é proteger outras pessoas de suas próprias gotículas respiratórias, todos no estúdio devem usar máscara, porque as pessoas podem carregar e espalhar o COVID-19 sem apresentar nenhum sintoma. Se você estiver em uma sala de dança, por exemplo, suas gotículas estarão confinadas a essa sala. Sem mencionar, você tende a respirar mais pesado durante o exercício físico, o que significa que você está espalhando ainda mais gotas pelo ar. Manter o nariz e a boca cobertos durante ensaios e aulas vem com desafios, mas vale a pena para a sua saúde a longo prazo.

Encontre uma mascara certa para você
Idealmente, sua máscara deve ser respirável, para que você possa se exercitar, mas grossa o suficiente para interromper as gotículas respiratórias. A OMS e o Ministerio da Saúde recomendam um teste simples de tecido: vista a máscara, segure a mão a 10 a 15 cm do rosto e respire fundo. Se você sentir o ar na sua mão enquanto expira, sua máscara não é espessa o suficiente. Como sua máscara ficará perto do seu rosto por períodos prolongados, opte por tecidos naturais, como algodão, em vez de tecidos artificiais como o poliéster. 
Do ponto de vista prático, sua máscara precisa cobrir o nariz, a boca e o queixo, sem espaços onde as gotículas respiratórias possam escapar facilmente. A idéia é que você pode escolher como posicionar a máscara ao redor do coque e mantê-la preza durante toda aula. Esses detalhes são importantes, porque você não deve mexer com ela ou removê-la. Tocar na parte externa da máscara pode causar contaminação.

Dicas de Limpeza 
Muitas máscaras de tecido destinadas a exercícios físicos como dança devem ser tratadas com agentes antimicrobianos para afastar os germes do suor, devem ter um revestimento interno de tecido que absorve o suor e evita que as bactérias cresçam na máscara. Mesmo com esses recursos especiais, é importante lavar a máscara após cada uso ou quando ela estiver visivelmente suja. A OMS e o Ministério da Saúde recomendam lavar a máscara com detergente para a roupa e água morna e secá-la na temperatura mais alta. Mantenha sua máscara em um saco plástico ou de papel quando não estiver em uso para evitar mais contaminações. Se você dança na maioria dos dias, convém ter mais de uma máscara para ter sempre uma máscara limpa pronta. 
Fazer exercícios físicos com uma máscara requer prática, assim como tudo na dança. É completamente seguro cobrir o nariz e a boca com mascara enquanto dança ou se exercita, mas é de se esperar um pouco de desconforto. Pesquisas sugerem que máscaras podem aumentar o "esforço respiratório" durante o exercício, mas não a um grau que afete seu desempenho. Se você está com dificuldade em respirar, ou se sente falta de ar enquanto dança, isso é um sinal de que você precisa de uma máscara diferente. Você pode querer mudar para um tecido mais respirável que ainda seja eficaz ou um ajuste alternativo que permita obter mais oxigênio. (ATENÇÃO - Lembre-se de que usar uma máscara pode ser perigoso para pessoas que têm condições médicas que afetam a respiração, como a asma. Converse com seu médico se não tiver certeza de qual é a melhor opção para você.)