Qual seu posicionamento

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Você deseja ficar sozinho no seu mercado, quer ficar sozinho no seu mercado! Um monte de concorrentes no seu bairro, na sua cidade, tenho certeza que isso é um problema que você está passando,. E como se faz para você ficar sozinho no seu mercado. Pegamos por exemplo um jogo de xadrez, isso mesmo jogo de xadrez. Vamos supor que sua escola é o exercito (branco) e seu concorrente é o exercito (preto), no xadrez é um exercito contra outro, você avança seu exercito para ganhar espaço, você move sua escola para um lado e seu concorrente também move a dele, mas não tem como as duas escolas estarem no mesmo espaço ao mesmo tempo... Não tem como ocupar o mesmo espaço! Caso seu concorrente esteja forte na direita, você vai para a esquerda... Então você tem um monte de concorrentes e você faz o que todos seus concorrentes fazem, porque você é indeciso, cheio de problemas administrativos e faz também parte do efeito manada. Todo mundo faz tudo, balé, jazz, dança de salão, hip hop e o que mais vierem pedindo, por isso você tem um monte de concorrentes. O dia que você decidir ter a coragem de ser especializado em um determinado segmento, seus concorrentes diminuirão. Por exemplo: especialista em balé adulto, especialista em Hip Hop entre as diversas, especialista em atender a classe A, B ou C. Quando tocar o telefone de seu concorrente, e o cliente perguntar se ele é especialista em balé para adultos classe A,B ou C... ele certamente vai te indicar e a partir dai, seus concorrentes vão ser seu colaboradores, seus concorrentes vão lembrar de você, porque você focou, sedimentou, escolheu uma casa do tabuleiro para ocupar. Isso se chama posicionamento de mercado, parece que é um capitulo na historia de seu negocio que você pulou. Posicionamento... qual é seu posicionamento no mercado da dança, qual casa você vai ocupar, no mercado da dança duas escolas não ocupam o mesmo mercado? Você acha desnecessário investir em marketing como por exemplo ter anuncio de sua escola em revistas especializadas, isso faz parte de posicionamento de mercado. Onde e, em que casas seus concorrentes estão ocupando, faça a diferença, se eles são redondos você é quadrado, se eles são brancos você é rosa. Qual é o mercado que você deseja servir, transformar e melhorar a vida de seus alunos ? O dia que você escolher nunca mais vai ter concorrentes!