Projeto Leituras da Dança

blog-image
Compartilhe

Projeto “Leituras da Dança” leva espetáculo “Coreô Online” para gestores e professores da rede pública de Caieiras 

Concebido e realizado pelo Instituto Caleidos e pelo Caleidos Cia junto a escolas públicas, o Projeto Leituras da Dança é um desenvolvimento do Projeto Dança Escola que, desde 1998, busca integrar à ação artística atividades de cunho formativo junto a gestores, professores e estudantes.

O Caleidos Cia. de  Dança realiza em março o projeto “Leituras da Dança”, que vai realizar 11 apresentações do espetáculo “Coreô Online” para gestores e professores da Rede Pública de Ensino no município de Caieiras, SP.

O projeto “Leituras da Dança” visa à formação de leitores e apreciadores da dança em diálogo com processos de ensino e aprendizado. Lança pontes entre a apreciação da dança e ações formativas para professores e gestores de escolas públicas. Também visa à formação de público para a dança, integrando a apreciação e a frequentação da arte às propostas curriculares das escolas. Para tanto, trará apresentações de espetáculos, atividades formativas e confecção/distribuição de material didático.

Em Caieiras, o projeto inicia com uma ação formativa no dia 11 de março que contará com a participação de 80 gestores da Educação do município. O projeto prevê 11 apresentações ao vivo (telepresenciais) pelo ZOOM do espetáculo “Coreô Online”, do Caleidos Cia de Dança sendo que, além da primeira apresentação seguida de ação formativa para gestores, estão previstas mais 10 apresentações para professores da rede do município, contemplando 350 professores. O espetáculo Coreô Online será apresentado nos dias 21, 22, 23 e 24  de março, às 19h; no dia 26 de março, às 9h  e  às 11h; e nos dias 28, 29, 30 e 31 de março, às 19h.

“Coreô online” é o desenvolvimento para as telas e para o tecnovívio do espetáculo “Coreô” que estreou em 2015 durante a Mostra Caleidos 20 anos. O desafio para a versão online do espetáculo Coreô, especialmente desenvolvida para este momento de distanciamento físico, foi manter nas telas sua característica de apresentar a dança por meio de jogos e ao mesmo tempo colocar o jogo na cena.

“Coreô” é um desdobramento dos estudos realizados no Núcleo de Pesquisa Coreológicas do Caleidos Cia de Dança. Em sua versão original/presencial o espetáculo compartilha cenicamente com o público o jogo que, ao longo dos 20 anos da Cia, vêm sendo desenvolvidos tanto para o aprendizado da Linguagem da dança/Laban quanto para a construção cênica dos espetáculos interativos do Caleidos. Em cena, os bailarinos compartilham com o público propostas que podem ser jogadas ou assistidas, criando cenas de dança em tempo real a partir de jogos que proporcionam dança.

Assim, “Coreô Online”, mantém a característica original de dialogar com os mais diversos públicos e por esse motivo foi escolhido como objeto de estudo da Cia de Dança para uma apropriação do espaço virtual das telas pelo Caleidos Cia e como o espetáculo a ser compartilhado neste projeto. “Priorizar as Redes Públicas de Ensino é honrar o compromisso histórico do Caleidos Cia com a educação pública”, diz diretora do Caleidos, Isabel Marques.

Caleidos
O Instituto Caleidos foi criado no ano de 2007 e atua no fomento à iniciação, apreciação, reflexão, pesquisa e criação das artes do corpo e da palavra, seja na atuação artística (espetáculos e produções), seja na atuação educativa (cursos, eventos e assessorias). Em seus projetos e atividades o Instituto Caleidos desenvolve propostas com exclusividade a partir da Proposta Pedagógica da Arte no Contexto, fomentando e difundindo espetáculos de diferentes companhias de dança e de teatro, shows musicais, seminários, cursos e publicações que possibilitam o acesso, difusão e ampliação de conceitos em torno da arte e da educação contemporâneas.

DO QUE SE TRATA...
Projeto Leituras da Dança
Caleidos Cia. de Dança
Apresentações do espetáculo “Coreô Online” para gestores e professores da rede públicas de Caieiras, SP.

Mais informações:
www.institutocaleidos.com
www.formacaocaleidos.com.br
caleidos2@gmail.com