Piso Linóleo: mitos e verdades

Compartilhe

Piso Linóleo: mitos e verdades

Escolher o piso linóleo é uma das decisões mais desafiadoras na hora de abrir ou reformar salas de dança. Ele está presente em todas as escolas, academias e estúdios de dança e diante de tantas opções de modelos, tipos de instalação, formatos, cores e texturas, é normal ter dúvidas na hora de decidir o piso ideal.

O piso linóleo tem sido cada vez mais utilizado no Brasil, especialmente pela rapidez na instalação e facilidade de limpeza, além de outros benefícios como o conforto térmico e a absorção acústica.

O piso linóleo pode ser novidade para muitas pessoas, porém, mesmo para quem já se diz familiarizado com esses produtos, pode estar confundindo algumas informações. Por isso, junto com a empresa www.linoleo.com.br  especializada em pisos para dança, contamos o que é verdade e o que é mito entre as principais afirmações que são feitas sobre esse tipo de piso. Confira!

 

Piso vinílico é feito de borracha

MITO! Essa é uma das principais confusões envolvendo o piso linóleo, talvez por ser um revestimento mais flexível e suave ao toque do que o laminado, a madeira natural e os pisos frios. O piso linólo, na verdade, é feito de PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos.

Piso linóleo é vendido por metro quadrado

MITO! Essa é uma das principais confusões no mercado, algumas empresa tentam diferenciar seus valores informando custo por metro quadrado. A forma correta de instalação em salas de dança é a paginação dos rolos lineares sem emendas no comprimento.

Piso linóleo pode ser lavado

VERDADE! O piso linóleo pode ser lavado, desde que a instalação seja na modalidade fixo o modelo colado e o contrapiso não seja de madeira. É importante não deixar água empoçada, pois esse hábito se contínuo e frequente vai levar ao descolamento dos rolos. É lavar e secar! Recomendamos a limpeza pano úmido com água e álcool.

Piso linóleo pega fogo mais fácil

MITO! Os pisos linóleo devem por norma ser produtos autoextinguíveis, ou seja, caso ocorra um incêndio, trata-se de um produto que não propaga chamas. Verifique sempre a procedência: o piso precisa estar de acordo com a classificação de reação ao fogo dos produtos de construção exigida por norma (ABNT NBR 16626).

Posso instalar piso linóleo sobre outros tipos de piso

VERDADE! Ele pode ser instalado sobre outros tipos de piso, como cimento (desempenado ou laje de concreto), cerâmico (juntas inferiores a 5mm), pedras (mármores e granitos polidos, placas bem aderidas, niveladas e juntas inferiores a 5mm), mezaninos travados, pisos flutuantes de chapas ou tabuas corrida.

Piso linóleo escorrega

MITO! O piso linóleo é ideal para salas de dança, resistente e prático para limpar. Acontece em muitos locais que não fazem limpeza regular ou os alunos trazem sujeiras em seus sapatos de dança.

Não posso instalar piso linóleo em áreas abertas

VERDADE! O piso linóleo pode sofrer deformações devido às intempéries da natureza. Não é recomendado para áreas externas, pois sol e chuva não combinam com piso linóleo umidade excessivos e frequente aumento de temperatura tende a provocar agreções na estrutura do piso.