O Eterno Voo de Dr Faustroll na Clareza Obscura do Ar

blog-image
Compartilhe

Criado a partir do mito de Dr. Fausto, visitado pelo escritor Johann Wolfgang von Goethe nas obras Zero, o 01 e o 02 - Dr. Faust, escritas ao longo de sua vida e desenvolvido depois por Alfred Jarry em Dr. Faustroll, publicado postumamente em 1911, a história do novo espetáculo da Cia Corpos Nômades é centrada no personagem “fundador” da Patafística (ciência das soluções imaginárias e das leis que regulam as exceções), que nasceu com 63 anos. O Eterno Voo de Dr Faustroll na Clareza Obscura do Ar – Uma Incrível Navegação no Bingo da Sociedade Secreta da Patafísica estreia dia 10 de março, sábado, às 21h, no Espaço Cênico O Lugar.

No novo trabalho,  onde os bailarinos/atores conduzem jogos, desafios e até um convite para que o público participe de uma competição de bingo. “O nonsense presente na obra faz do Dr Faustroll um jogador, apresentador, anfitrião e palhaço, em busca da eternidade e do absoluto, conta João Andreazzi, diretor do trabalho e fundador da Cia Corpos Nômades.

O surrealismo, elemento frequente nos trabalhos da companhia, se evidencia tanto na montagem cênica quanto nas coreografias, que carregam os bailarinos com figurinos, máscaras e adornos inusitados. “Na montagem, buscou-se projetar a noção/imagem ao corpo do intérprete, da junção faustrólica, patafísica, surrealista e das diversas citações e navegações contidas na obra de Jarry”, explica João.

A cada temporada, o espetáculo terá um novo título. A escolha faz referência à obra Gestas e Opiniões do Doutor Faustroll, Pataphysico – Romance Neoscientifico, em que há uma divisão de 8 livros e 41 capítulos. O livro foi escrito por Alfred Jarry, traduzido por Eclair Almeida e traça um universo rico e eclético de referencias à arte, à ciência, à patafísica e ao imaginário da existência e da alma humana.

As obras escritas por Marlowe, Thomas Mann e Fernando Pessoa, que se inspiraram no mito de Dr. Fausto, também foram pesquisadas e utilizadas como inspiração durante o processo de criação.

Para elaborar esse espetáculo, a Cia. Corpos Nômades contou com o importante aporte do  20º Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura de SP; e para as atividades dos dez anos do Espaço Cênico O LUGAR, com a parceria do “O Boticário na Dança”, através do Proac ICMS, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e Governo de São Paulo. 

A trilha sonora é composta por trechos de músicas que foram operadas pelo DJ Thiago Duar, tais como:  Carmen Miranda, Greetchen, Óperas que utilizaram o tema do Dr. Fausto, Miriam Makeba,  Quiça-Quiça (Perhaps-Perhaps) e de outros compositores, mescladas com o trompete de Guilherme Mendonça (Guizado).

Ficha Técnica

Concepção e Direção: João Andreazzi Elenco: Gervásio Braz, Rossana Boccia, Vagner Cruz, Cristiano Bacelar e João Andreazzi Assessoria Poética: Claudio Willer Tradução: Éclair Almeida filho Trilha Sonora: Guizado e Thiago Duar Iluminação: Alexandre Zullu, Veronica Giordano, Venicio Alvarenga, Rossana Boccia e Décio Filho (work-in-progress) Figurino: Cia. Corpos Nômades David Schumaker Cenário: Cia. Corpos Nômades e David Schumaker Músicos que participaram do processo: Alexandre Rosa e Rica Bigio Fotos: Fabio Zerbini e João Hidalgo. Classificação Etária: 14 anos. Duração: 110 minutos. Parceria: O Boticário na Dança através do Proac ICMS Realização – 20o Programa de Fomento à Dança de SP, Secretaria Municipal de Cultura de SP, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e Governo de São Paulo. 

Serviço

O Eterno Voo de Dr Faustroll na Clareza Obscura do Ar – Uma Incrível Navegação no Bingo da Sociedade Secreta da Patafísica*

*Se o espaço para título for limitado, pode ser usado apenas O Eterno Voo de Dr. Faustroll

Temporada: De 10 de março a 22 de abril. Sábados, às 21h, e domingos, às 19h30.

Local: Espaço Cênico O Lugar (Rua Augusta, 325 – São Paulo – SP)

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Reservas: ciacorposnomades@gmail.com ou 32373224