Nascentes

blog-image
Compartilhe

Público conhecerá processo criativo de criação da obra

A Cia/Núcleo Alaya Dança apresenta no dia 28 de novembro, no Espaço Cultural Céu das Artes, em Ceilândia, em Brasília, a primeira aula-espetáculo com a obra autoralNascentes, inspirada nas reflexões do livro Arte da Composição, teatro do movimento, de autoria de Lenora Lobo, diretora da companhia, e da escritora e pesquisadora Cássia Navas. Outra aula-espetáculo será realizada em 1º de dezembro, no Centro de Dança de Brasília. Ambas as apresentações terão a participação de intérpretes criadores da Cia e de alunos residentes que, ao longo do ano, participaram de oficinas gratuitas de capacitação como parte do projeto de Manutenção da Cia/ Núcleo Alaya Dança, criada pela diretora e coreógrafa Lenora Lobo há mais de 25 anos.  

Nesse formato de apresentação, o público conhece os bastidores da criação, onde trechos do espetáculo são intercalados por explicações sobre a concepção e o processo criativo da obra. Assim, a aula-espetáculo será o compartilhamento do processo criativo e didático ancorado nos principais estímulos/perguntas que desencadearam a pesquisa coreográfica do espetáculo Nascentes, estreado em 2015 pela Cia/Núcleo Alaya. Um dos focos do projeto de Manutenção do Alaya, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF – FAC, é o fortalecimento da memória da dança de Brasília, por meio de exposição do acervo da Cia, angariado ao longo de sua rica trajetória de realizações.  Nesta pauta, também está prevista a palestra Alaya, Pedagogia e ação em processo, elaborados pelo grupo.

Abertas inscrições para o trabalho de capacitação Musculatura da emoção com João de Bruçó

Estão abertas as inscrições para a oficina gratuita com o músico e artista do movimento João de Bruçó, como parte do programa do Projeto de Manutenção da Cia/Núcleo Alaya de Dança. Ele oferecerá aulas voltadas para pessoas interessadas em conhecer uma nova abordagem da própria consciência corporal, e que desejam ampliar o repertório expressivo. As oficinas serão realizadas no Centro de Dança de Brasília, de 19 a 23 de novembro.

O trabalho de João de Bruçó é influenciado pela dança, circo e o teatro, o que o levou a desenvolver linguagem própria. Hoje, integra o corpo docente do curso de especialização em técnica Klauss Vianna na PUC de São Paulo e participa de trabalho de pesquisa corporal junto ao Balé da cidade de São Paulo. Na década de 80, como músico, acompanhou o coreógrafo e bailarino Klauss Vianna durante oito anos. Na década de 90, transferiu-se para a Europa onde deu aulas de improvisação no Festival Internacional de Dança de Viena, por quinze anos, tendo acompanhado vários profissionais da dança, entre eles Ismael Ivo, Carolyn Carlson e Marcia Haydée. Compôs trilhas para espetáculos de dança e teatro, e desenvolveu várias performances de música-circo-teatro

QUANDO E ONDE

Aula-espetáculo Nascentes - Projeto de Manutenção da Cia/Núcleo Alaya Dança

Diretora Artística – Lenora Lobo 

Data -  28 de novembro - Hora: 16h

Local:  Espaço Cultural CEU das Artes - QNM 28 área especial, Lote B, Ceilândia Norte

 

Data -  1º de dezembro - Hora: 20h

Local: Centro de Dança do Distrito Federal - SAN Quadra 1 Bloco E 

Entrada Gratuita