NA DANÇA ACONTECE

blog-image
Compartilhe

O Palacete Tereza Toledo Lara, no centro de São Paulo (mesmo casarão histórico onde fica a Casa de Francisca), vai virar uma verdadeira “comunhão dos povos” entre os dias 21 a 23 de setembro. Lá acontece a segunda edição do Festival Na Dança, que reúne dançarinos e músicos para uma programação de aulas e festas dançantes, com o intuito de mostrar a cultura de artistas imigrantes do Senegal, Egito, Espanha, Colômbia, Japão, Chile, Líbano, Angola e também do Brasil.

Mais que um Festival, o Na Dança é um projeto sócio-educacional idealizado pela professora e pesquisadora de danças étnicas Betty Gervitz que, além de colocar as pessoas para se movimentar, experimentar e integrar culturas diversas, tem o propósito de promover a inclusão social de artistas que chegaram ao Brasil nos recentes ciclos migratórios.

A programação com curadoria de Gervitz e direção musical de Gabriel Levy, músico referência no universo das músicas do mundo, vai mesclar oficinas (aulas de danças de 1h15), com pílulas   (aulas curtas com micros-espetáculos de 30 minutos) e festas-baile. Toda as atividades serão feitas com música ao vivo, e os interessados podem montar o programa como quiser, participando desde uma só atividade até a grade completa de eventos.

Segue programação:

21 de setembro/ sexta-feira:

20H30: FESTA AFRICANA-BRASILEIRA com os dançarinos Ermi Panzo (Angola), Ibrahima Sarr (Senegal), Fabio del Rio (Brasil – hip hop), Vitor da Trindade (Brasil- danças afro-brasileiras) e os músicos Marcelo Pretto (Brasil – voz), Leonardo Matumona (Congo- voz), Guilherme Kafé (Brasil – baixo elétrico), Gabriel Levy (Brasil – Acordeom),  e percussões de Edoh Amassize (Togo),  Birima Mbaye, Moustapha Diene, Aziz Mbaye (Senegal) e Andre Piruka (Brasil).

22 de setembro/ sábado:

10h00: aula de DANÇAS EGÍPCIAS com Hamada Nayel e pílula de CUECA CHILENA com Alini Benzatti e Javier Riquelme;

11h45: aula de DANÇAS GALEGAS com Isabely Daparte e pílula de HIP-HOP com Fabio del Rio;

14h30: aula de DANÇAS ANGOLANAS com Ermi Panzo e pílula de DANÇAS AFRO-BRASILEIRAS com Vitor Trindade;

16h15: aula de DANÇAS COLOMBIANAS com Margarita Maria Milagros e pílula do grupo TAMBORES VERMELHOS DE OKINAWA;

18H30: FESTA HISPANO-ÁRABE com os dançarinos Fádua Chuffi (dança beduína), Hamada Nayel (Egito), Mohammad Al Jamal (Líbano), Isabely Daparte (danças galegas) e os músicos Sandro Henrique Bueno (gaita de fole), Gabriel Levy, Mario Aphonso III, Jihad Smaihli e Douglas Felis.

23 de setembro/ domingo:

10h00: ALONGAMENTO com Betty Gervitz e aula de DANÇAS SENEGALESAS com Ibrahima Sarr;

11h45: aula de DANÇAS JAPONESAS com Lili Mizumoto e pílula de CATIRA com o grupo Du Catira;

13h30: aula de DANÇAS DE RODA da Europa central e oriental com Betty Gervitz, a cantora Vesna Bankovic e os músicos Gabriel Levy, Douglas Felis, Mario Aphonso III e pílula de TANOURA (GIRO EGÍPCIO) por Hamada Nayel.