My Dream

blog-image
Compartilhe

China Disabled People´s Performing Arts Troupe, formada por 20 bailarinos e seis músicos com deficiência auditiva e visual, se apresentam no Rio de Janeiro e em São Paulo com o espetáculo My Dream

Referência mundial na arte performática e inclusiva, a companhia é um importante braço da estatal  China Arts and Entertainment Group - CAEG - a maior empresa de atividades  culturais da China; Criada em 1987, a CDPPAT já se apresentou em mais de 100 países dos cinco continentes; participou da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Pequim em 2008, e em 2022 abrirá as Olimpíadas de Inverno na capital chinesa

Nos dias 4 de novembro, segunda-feira, no Teatro VillageMall (Rio de Janeiro),  e  6 e 7 (quarta e quinta-feira) no Teatro Opus (São Paulo), o público terá a oportunidade de conferir o virtuosismo dos 26 artistas da companhia China Disabled People’s Performing Arts Troupe (CDPPAT), que trazem pela primeira vez ao país o espetáculo My Dream, apresentado em mais de 100 países. Criado em 1987 com os recursos da mais importante empresa estatal de cultura da China, a China Arts and Entertainment Group, o grupo tem por objetivo promover a inclusão de portadores de deficiência auditiva e visual através da música e da dança. O CDPPAT, que já realizou inúmeras turnês com diferentes corpos artísticos, comprova através da arte que deficiências como a surdez e a cegueira não são barreiras para quem deseja seguir carreira como bailarino ou músico profissional. 

O espetáculo leva ao palco 20 bailarinos surdos, com idade média de 20 anos, que dançam de forma sincronizada, orientados em parte pelas vibrações da música folclórica chinesa interpretada por seis instrumentistas cegos. Os artistas têm a coordenação da condutora gestual Jing Xiaodi, que há dois anos dirige o grupo. Ela é a única em cena que não é portadora de deficiência.

A coreografia de My Dream leva ao palco a vivacidade da música chinesa tradicional aliada à dança folclórica daquele país e às expressões do balé moderno e à linguagem de sinais.  Referência mundial na arte performática e inclusiva, o grupo recebeu o título de Artista da paz” pela UNESCO em 2007.

Durante o espetáculo o público poderá conferir a sequência musical de “Pássaros Brancos” (“The White Bird”), uma das músicas tocadas por oito minutos nos Jogos Olímpicos de Inverno para Deficientes em PyeongChang. O solo instrumental de "Polka" que combina o uso da clássica flauta de bambu chinesa, tocada dentro de um excerto de música folclórica ocidental, além das famosas músicas chinesas como, "Noite Profunda" e "Corrida de Cavalos" ("Deep Night" e "Horse Racing").

Entre os destaques da apresentação está a coreografia Bodhisattva de mil mãos, a qual amparada por iluminação e performance impactantes, causam ao espectador a ilusão de ótica de que há apenas um bailarino em cena, possuidor de uma infinidade de braços que se movem no ritmo da música. 

O espetáculo My Dream, faz parte do projeto “Dance in China, que visa levar as produções culturais de dança chinesa para diversos lugares do mundo. Entre as marcas de suas apresentações está a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Pequim em 2008.

Sobre a CDPPAT - China Disabled People’s Performing Arts Troupe

Em 1987, na China, cerca de 30 pessoas com deficiência decidiram dar sentido e oportunidades aos que desejavam estar inseridos no mundo das artes cênicas, mas que, por suas limitações, eram excluídos pela sociedade. Assim a China Disabled People’s Performing Arts Troupe (CDPPAT) foi criada.

A CDPPAT é mantido pela China Arts and Entertainment Group (CAEG) – maior empresa cultural estatal da China – que por ano, realiza em média, cerca de 4 mil atividades culturais, como espetáculos, performances e exposições, em mais de 200 cidades ao redor do mundo. 

Mantido pelo Ministério da Cultura e Turismo e pelo Ministério das Finanças da China, o CAEG vem se modernizando nos últimos anos. Potente e criativa, está desde 2009, entre as 30 melhores empresas culturais do país, além dos prêmios de “Base Nacional Exemplar de Exportação de Produção Cultural”, “Entidade exemplo Nacional da Indústria Cultural”, entre outros.

Sendo uma das primeiras grandes empresas culturais centrais, o CAEG tem como financiador o Conselho de Estado por meio do Ministério da Cultura e Turismo e Ministério das Finanças. Entre suas atividades, o CAEG é responsável por estabelecer uma estratégia de desenvolvimento de integração para recursos culturais, propondo a criação de marca culturais e a expansão e exportação destas atividades culturais.

Suas filiais importantes para a construção e realização das atividades são: China Performing Arts Agency (CPAA),China Cultural International Tours Inc (CCITI) e China International Exhibition Agency (CIEA)

Onde e Quando

Rio de Janeiro

04 de novembro - 20h

Duração: 90 min

Classificação Indicativa: Livre. Menores de 14 anos, somente poderão entrar acompanhados dos pais ou responsáveis. Crianças até 24 meses de idade, no colo, não pagam.

Teatro VillageMall (Shopping Multiplan)

Capacidade: Mil pessoas

Endereço: Avenida das Américas, 3.900 – Barra da Tijuca

Ingressos

Disponíveis em: uhuu.com ou na bilheteria do teatro

São Paulo

06 e 07 de novembro – 21h

Duração: 90 min

Classificação Indicativa: Livre. Menores de 14 anos, somente poderão entrar acompanhados dos pais ou responsáveis. Crianças até 24 meses de idade, no colo, não pagam.

Teatro Opus (Shopping Villa -Lobos)

Capacidade: 720 pessoas

Endereço: Av. das Nações Unidas, 4777 - Alto de Pinheiros

Ingressos

Disponíveis em: uhuu.com ou na bilheteria do teatro

 

Ajude-nos a manter o trabalho da Dança Brasil

Nosso jornalismo acompanha e divulga a arte da dança.

Está a serviço da arte da dança e da diversidade de opinião.

Há 27 anos Dança Brasil exercita o jornalismo transparente, fiel à verdade factual, atenta a diversidade cultural na area da dança.

Nunca antes o jornalismo se fez tão necessário e nunca dependeu tanto da contribuição de cada um dos leitores.

Faça parte da Dança Brasil assine, contribua com um veículo dedicado a produzir diariamente uma informação de qualidade, profunda e analítica.

A arte da dança agradece.

Clique no link abaixo e faça sua assinatura anual apenas R$ 55,00

https://www.paypal.com/webapps/hermes?token=32F02702HK5524050&useraction=commit&mfid=1553687958902_64c5971e79a3b