K-pop

blog-image
Compartilhe

K-pop

korean pop (música pop coreana ou música popular coreana) é um gênero musical originado na Coreia do Sul, que se caracteriza por uma grande variedade de elementos audiovisuais e dança. 

Para começar a entender K-pop é preciso saber que os grupos são extremamente organizados e, passam por ensaios intensos para que possam apresentar o melhor ao seu publico. As maiores empresas gravadoras nessa aera são a S.M. Entertainment – responsável por lançar os grupos H.O.T, S.E.S e Girl’s Generation – e a YG Entertainment, focada em grupos que tenham  base no hip-hop.

Os integrantes das bandas “Ídolos”, passam por intensos ensaios e até mudanças de aparência para que grupos coesos sejam formados. Existem mais de 250 grupos profissionais de K-pop na coréia que geralmente contam com 4 a 12 integrantes, mas pode chegar aos 40 membros como o grupo NCT. Lá os grupos não são formados exclusivamente por coreanos.

Já a musica K-pop tem suas bases na música pop, mas é possível achar referências do Soul, Rap, Rock, R&B e até mesmo do Funk. Sem dúvidas, os vídeos desses grupos são repletos de performances impecáveis e sintonia arrepiante, é uma ótima forma de apresentação para o mundo (e os números indicam que eles estão dando muito certo).

As principais canções dos artistas são convencionalmente acompanhadas por coreografia, que inclui freqüentemente um movimento de dança chave (conhecido como o "ponto" da dança), que combine com suas características ou a letra da canção. “Sorry Sorry" do Super Junior e "Abracadabra" do Brown Eyed Girls são exemplos de canções com coreografia notável. Recentemente, coreógrafos internacionais bem conhecidos como Parris Goebel e Anthony Joseph Testa tem trabalhado com artistas como CLBIGBANG e SHINee.

No Brasil em dezenas de cidades existem “covers”, grupos amadores de dança que desejam apenas se divertir, dançar, cantar suas músicas preferidas e apresentar para outros, também apaixonados. Na cidade de São Paulo um dos principais pontos de encontro de Kpopers é o Centro Cultural São Paulo, aos sábados vários destes grupos ensaiam por ali. Os freqüentadores do CCSP já estão acostumados com a presença desses adolescentes e adultos, que usam o espaço cultural para praticar vários estilos de dança entre eles o K-pop.

Não se sabe exatamente quando a prática começou em São Paulo, mas é certo que há mais de cinco anos esses grupos dividem espaço no CCSP, com eventos e exposições, para ensaiar suas coreografias por horas. A chance de ter um local gratuito e seguro para se encontrar é uma das maiores vantagens que o CCSP proporciona para esses grupos. Como não poderia deixar se ser, o maior festival de dança de mundo Joinville, também abre espaço para esta nova vertente, onde realiza nos dias 20 e 21 de julho próximo o K-pop Joinville Festival, uma competição voltada a dança podendo participar grupos de todo país. No dia 20 será realizada uma seletiva presencial na Saltare Centro de Dança e no dia 21 a competição será realizada no teatro Juarez Machado, segundo os organizadores serão aceitas apenas 50 coreografias nesta primeira edição. Mais informações www.festivaldedancadejoinville.com.br

Muito obrigado por ter chegado até aqui...

Ajude-nos a manter o trabalho da Dança Brasil

O jornalismo acompanha e divulga a arte da dança.

Está a serviço da arte da dança e da diversidade de opinião.

Há 27 anos Dança Brasil exercita o jornalismo transparente, fiel à verdade factual, atenta a diversidade cultural na area da dança.

Nunca antes o jornalismo se fez tão necessário e nunca dependeu tanto da contribuição de cada um dos leitores.

Faça parte da Dança Brasil assine, contribua com um veículo dedicado a produzir diariamente uma informação de qualidade, profunda e analítica.

A arte da dança agradece.

Clique no link abaixo e faça sua assinatura anual apenas R$ 55,00

https://www.paypal.com/webapps/hermes?token=32F02702HK5524050&useraction=commit&mfid=1553687958902_64c5971e79a3b