FORA DO PADRÃO

blog-image
Compartilhe

Peso Bruto, solo da bailarina Jussara Belchior, integrante do Grupo Cena 11, estreia no dia 20 de abril. Contemplado pelo Rumos Itaú Cultural (2015-2016), um dos principais programas de fomento à cultura do país, o espetáculo tem a proposta de questionar o estranhamento do corpo gordo na dança, uma forma de resistência que contesta os padrões de beleza e comportamento na tensão entre formato e embalagem, aparência e conteúdo. A apresentação é no Sesc Prainha, em Florianópolis (SC), às 20h, e também acontece nos dias 21, 28, 29 e 30.

Uma dança que dialoga entre o peso, o desejo, o apetite, a beleza e a sensualidade, colocando em contraposição o controle e a brutalidade. “Investe-se aqui na palavra gorda e não em suas metáforas, explorando desde já desassociar seu aspecto pejorativo”, afirma Jussara. São essas reflexões que os espectadores são convidados a ter. Peso Bruto explora a materialidade do próprio corpo como caminho de empoderamento, questionando as noções da gorda como subjetividade que opera um corpo errado, inadequado, não permitido, não belo e não desejável.

Nesta pesquisa, a junção das palavras peso e bruto expande as possibilidades da expressão, articulando sua potência. Segundo a artista, nos corpos, o peso é medida da gordura, estar acima do peso ideal é mal visto e peso torna-se sinônimo de algo ruim. Já o bruto está relacionado ao que é grosseiro, rude ou não lapidado. Essas analogias provocam uma reflexão sobre o que se pode entender como embalagem de um corpo e qual seu conteúdo. Peso Bruto é a análise de um corpo que se sabe gordo, pesado e forte, mas que não se limita a essas qualidades.

 

Rumos Itaú Cultural

O Itaú Cultural mantém o programa Rumos desde 1997. Este que é um dos primeiros editais públicos do Brasil para a produção e a difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros, já ultrapassou os 52 mil projetos inscritos vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,3 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 6 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados. Na última edição (2015-2016), as propostas inscritas foram examinadas, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 30 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 22 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição.

 

Ficha Técnica:

Criação, produção e dança: Jussara Belchior

Interlocução: Soraya Portela

Dramaturgista: Anderson do Carmo

Trilha Sonora: Dimitri Camorlinga

Figurino: Joana Kretzer Brandenburg

Iluminação e Designe Gráfico: Marcos Klann

Fotografia: Cassiana dos Reis Lopes

 

SERVIÇO:

Rumos Itaú Cultural (2015-2016)

Estreia Peso Bruto

De Jussara Belchior

Dias 20 e 21 de abril (quinta e sexta-feira)

Dias 28, 29 e 30 de abril (de sexta-feira a domingo)

Às 20h

Duração: 35 minutos

Classificação indicativa: 16 anos

Lotação: 80 lugares

Retirada de ingressos uma hora antes da apresentação

 

Local: Sesc Prainha

Trav. Syriaco Atherino, 100

Centro – Florianópolis – SC

Entrada Gratuita