Festival de Dança de Joinville ganha seletivas nacionais

blog-image
Compartilhe

As cidades de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Itajaí (SC) e Ribeirão Preto (SP) foram as escolhidas para receber as seletivas do Festival de Dança de Joinville neste início de ano. O Festival Dança Brasil é uma realização conjunta da Arte Brasil Produções e da Editora Dança Brasil, que tem o objetivo de levar arte e movimento para todos os cantos do país.

A primeira edição do evento aconteceu em novembro de 2017, na cidade de São José dos Campos (SP). Foram 52 coreografias apresentadas e cerca de 150 participantes nas categorias balé clássico de repertório, balé neoclássico, danças urbanas, dança contemporânea, danças populares, jazz e sapateado.

As inscrições para os Festivais Dança Brasil de abril vão até o dia 19 de março e podem ser realizadas através do site do evento. Se o grupo já tiver feito a inscrição para o Festival de Dança de Joinville e receber o primeiro lugar no Dança Brasil, o festival devolve o valor gasto na inscrição para Joinville.

Além de garantir a participação nos palcos abertos e passagem direta para a avaliação da curadoria do festival de Joinville, os primeiros lugares do Dança Brasil recebem troféus, medalhas, bolsas de estudos e prêmios em dinheiro.

 

Fases da seletiva para Joinville

Para participar do Festival de Dança de Joinville os grupos precisam passar por duas fases de seleção: a pré-seletiva e a seletiva. Na pré-seletiva as coreografias são avaliadas por três jurados especializados no gênero de dança da coreografia. Esta avaliação é feita através de vídeos, que este ano podem ser enviados até o dia 21 de março.

As coreografias aprovadas passam para a seletiva. Estes mesmos vídeos são avaliados pela Curadoria Artística, formada atualmente por Ana Botafogo, Thereza Rocha e Caio Nunes.

Até 2017 as únicas coreografias que passavam por uma seletiva presencial eram as de Joinville. Agora, com o Festival Dança Brasil, os grupos do país inteiro podem participar das seletivas presenciais e ainda aproveitar o momento para interagir com outros apaixonados pela dança do seu estado.

 

36º Festival de Dança de Joinville

O Festival de Dança de Joinville está completando 36 anos em 2018 e já tem data para acontecer: entre os dias 17 a 28 de julho.

Todo ano, mais de 8 mil pessoas participam do Festival, há os que dançam na Mostra Competitiva, os que fazem cursos, atuam como professores, jurados ou ainda rodam a cidade se apresentando nos Palcos Abertos. São essas pessoas, além dos 230 mil espectadores anuais, é claro, que fazem o Festival de Dança de Joinville ser o maior do mundo.  Como é considerado, desde 2005, pelo Guinness Book.

 

BELO HORIZONTE

O que? Seletiva para o Festival de Dança de Joinville

Quando? 06, 07 e 08 de abril

Onde? Teatro Francisco Nunes (Av. Afonso Pena - Centro)

Inscrição até: 19 de março

Mais informações: www.festivaldancabrasil.com.br/belo-horizonte

 

CURITIBA

O que? Seletiva para o Festival de Dança de Joinville

Quando? 13, 14 e 15 de abril

Onde? Teatro Fernanda Montenegro (Alameda Dom Pedro II, 255 - Batel)

Inscrição até: 19 de março

Mais informações: www.festivaldancabrasil.com.br/curitiba

 

ITAJAÍ

O que? Seletiva para o Festival de Dança de Joinville

Quando? 14 e 15 de abril

Onde? Teatro Municipal de Itajaí (Rua Gregório Chaves, 110 - Fazenda)

Inscrição até: 19 de março

Mais informações: www.festivaldancabrasil.com.br/itajai

 

RIBEIRÃO PRETO

O que? Seletiva para o Festival de Dança de Joinville

Quando? 27, 28 e 29 de abril

Onde? Teatro Municipal de Ribeirão Preto (Via São Bento, 48 - Campos Elísios)

Inscrição até: 19 de março

Mais informações: www.festivaldancabrasil.com.br/ribeiraopreto