FENDAFOR 2017

blog-image
Compartilhe

Festival Internacional de Dança de Fortaleza 2017 acontecerá de 27 de junho a 8 de julho em diversos locais da capital cearense

Inscrições para a Mostra Competitiva, cursos e oficinas podem ser feitas até o dia 5 de junho no site www.fendafor.com.br

O maior evento da dança do Ceará, o FENDAFOR - Festival Internacional de Dança de Fortaleza, está com inscrições abertas e já começa a anunciar a  maratona de espetáculos, oficinas e outras atrações para a sua 17ª edição. O Festival acontecerá este ano de 27 de Junho a 07 de Julho e envolverá aproximadamente 2800 artistas, tanto do Ceará (capital e interior), como também bailarinos, coreógrafos e outros mestres da dança de aproximadamente 13 estados brasileiros e três países do mundo.

O FENDAFOR foi criado no ano 2000, pela professora e coreógrafa Janne Ruth com outras professoras cearenses. O Festival é realizado pela ONG Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações – BCAD fundada em 1994, também por Janne Ruth, que há mais de três décadas trabalha com dança, em sua companhia homônima que completa 26 anos de estrada, realizando 47 turnês nacionais e seis internacionais, com direção artística de sua filha, AtenitaKaira. O BCAD é referência no Brasil e em outros países do mundo, protagonista de mais de 240 prêmios.

O FENDAFOR propõe a montagem de um panorama da dança no Ceará apresentando uma programação que permita o diálogo entre bailarinos, coreógrafos e grupos oriundos de diversas localidades, proporcionando um momento único de intercâmbio cultural. Outro aspecto fundamental são os programas de formação de plateia, permitindo o acesso da população à dança, por meio de sessões gratuitas, através da parceria com instituições públicas e privadas de ensino regular, fortalecendo o processo de aprendizado. As atividades ofertadas pelo Festival para os bailarinos cearenses são gratuitas - isso permite que artistas de baixa renda tenham a oportunidade de participar e conhecer de perto a fantástica engenharia do mundo da Dança, de todas as modalidades: do amador ao primeiro bailarino do mundo, chance única que pode mudar a vida de muitos jovens artistas cearenses.

A abertura do FENDAFOR 2017 acontecerá dia 27 de Junho no Cine Teatro São Luis. De 28 de Junho a 8 de Julho o Festival estará no Theatro José de Alencar e na REDE CUCA, com apresentações paralelas também no Mercado da Dança em todos os dias do evento, além de ações no Teatro do Centro Cultural Dragão do Mar e na Rede CUCA, da Prefeitura de Fortaleza.

Entre as atrações confirmadas na abertura estão Cícero Gomes e Karen Mesquita, primeiros bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, que apresentam o Gran Pás de Deux de “Diana e Actéon”, uma coreografia de Marius Petipa com direção de Ana Botafogo, o bailarino e coreógrafo brasileiro radicado na Suíça, Marcos Bento, da Tanztheater Cia. De Dança, com “Transit”, a Companhia Pulsar do Maranhão com o espetáculo “Tão Simples Assim”, além da estréia de “O Quinze” do Grupo BCAD, baseado no livro da escritora Cearense Raquel de Queiroz, com coreografias de GleidsonVigne(Rio de Janeiro), diretor da Nimo Cia de Dança.

Além das atrações na abertura, as dezenas de espetáculos do FENDAFOR conta com diversas linguagens da dança, do popular ao Clássico, amador ao profissional, infância a terceira idade,emtodas as modalidades e categoriaso Festival também oferececursos, oficinas, workshops, mostras de vídeo dança, seminários(este ano com o tema“Lavamos a Dança com a Alma”), palestras, conferências, lançamentos de livros, debates e exposições.Os cursos acontecerão em locais descentralizados como a Escola de Ballet Janne Ruth, Academia Lucymeire Aires, Centro de Ballet Clássico Mônica Luiza, Ballet Hugu Bianchi, Vila das Artes, Porto Iracema e Rede Cuca de Fortaleza

Toda a programação do festival, assim como as inscrições, podem ser acessadas no site www.fendafor.com.br