ESTREIA DE VANERA EM JOINVILLE

blog-image
Compartilhe

A tradicional dança de salão “vanera”, também conhecida como “vanerão”, muito difundida nos bailes dos clubes joinvilenses durante as últimas décadas; é a inspiração central do novo trabalho criado pelo coreógrafo Amarildo Cassiano para a AMA Cia de Dança. A estreia do espetáculo “VANERA” será nesta quarta e quinta, dias 7 e 8 de dezembro, 20h, no Galpão de Teatro da AJOTE, na Cidadela Cultural Antarctica, e conta com o apoio cultural do SIMDEC – Sistema de Desenvolvimento pela Cultura e Fundação Cultural de Joinville.

Este é o quarto trabalho que Amarildo cria para a AMA, companhia que ele fundou em 2007 e que desde 2011 integra a estrutura artística do IMPAR – Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento. Para criar a obra o coreógrafo levou sua pesquisa de linguagem para um novo lugar, envolvendo-se com outros signos e criando novos movimentos, que se misturam à linguagem corporal utilizada em suas criações até então. Em “VANERA”, coreógrafo e bailarinos percorrem um caminho que vai da dança popular, tradicionalista, até seu encontro com o universo da dança contemporânea.

Criada em 2007, a AMA Cia. de Dança tem como proposta desenvolver obras completas, estruturadas a partir da constante pesquisa cênica e criação coreográfica. Entre as suas principais características estão: a linguagem contemporânea, a poesia na dança e a presença de bailarinos-intérpretes, atuando junto com o coreógrafo na criação dos espetáculos.

A companhia conta com um elenco de sete bailarinos – Bruno Sousa, George Bryssan, Isabelle Façanha, Marcelo Alvarez, Rafaela Matos, Val Bernardi e Wiliam Menezes. Bailarino, professor e ensaiador: Beto Magave. A direção é do coreógrafo Amarildo Cassiano e a produção executiva de Maria Fortuna. A AMA conta com apoio de Base Gráfica, Centro Cultural Deutsche Schule/Bom Jesus Ielusc, Chico Maurente Fotografia, CLIC Propaganda, Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Midia Quatro Filmes e RW Contadores.

 

Projeto e processo

No processo de pesquisa para o desenvolvimento da proposta de VANERA, Amarildo Cassiano buscou aglutinar um conjunto de informações históricas, através das quais foi possível comungar, degustar, digerir essa dança típica dança de salão; cuja música traz movimentos, que são casados com passos, gestos, num caminho de fluência popular que segue até a composição de uma dança pós-moderna.

A concepção da obra levou o coreógrafo também à uma pesquisa musical pelo universo de vários compositores tradicionalistas rio-grandenses, como Gilberto Monteiro, Renato Borghetti e o grupo musical Os Serranos.  

O processo de montagem coreográfica com os bailarinos, bem como a produção cênica do espetáculo, está sustentado nessa pesquisa e envolveu sete meses de intensos laboratórios e ensaios, proporcionando aos profissionais envolvidos uma oportunidade de imersão num processo de criação coletiva.

 

VANERA para estudantes

A estreia de VANERA será também destinada a um público especial. Duas das quatro apresentações agendadas para os dias 7 e 8 de dezembro, no Galpão de Teatro a AJOTE, serão destinadas com exclusividade para alunos da Escola Municipal Amador Aguiar e Escola Municipal Deputado Lauro Carneiro de Loyola.

Estas apresentações serão realizadas durante a tarde, às 16 horas, seguidas de rodas de conversa com a plateia sobre o processo de concepção do espetáculo, com o objetivo de contribuir para formação de plateia para a dança e popularizar os conceitos dança contemporânea e suas relações com outros estilos de dança. A atividade é uma ação de contrapartida social do projeto de montagem de VANERA, viabilizado com o apoio cultural do SIMDEC – Sistema de Desenvolvimento pela Cultura e Fundação Cultural de Joinville.

 

FICHA TÉCNICA:

Direção geral e coreografia – Amarildo Cassiano

Bailarinos e intérpretes – Bruno Sousa, George Bryssan, Isabelle Façanha, Marcelo Alvarez, Rafaela Matos, Val Bernardi e Wiliam Menezes.

Professor e ensaiador: Beto Magave

Cenários e figurinos: Beto Magave

Trilha sonora: Eduardo Boechat

Criação de luz: Flávio Andrade

Operação de som: Amarildo Cassiano

Operação de luz: Flávio Andrade

Fotografia: Chico Maurente

Imagens: Mídia Quatro Filmes

Assessoria de imprensa: Iraci Seefeldt

Produção executiva: Maria Fortuna

 

SERVIÇO:

Estreia do espetáculo VANERA, da AMA Cia de Dança.

Data: 7 e 8 de dezembro de 2016

Horário:

*20h para público em geral;

*16h para estudantes das escolas convidadas

Local: Galpão de Teatro da AJOTE – Associação Joinvilense de Teatro, na Cidadela Cultural Antarctica. Rua XV de Novembro, 1383 - América, Joinville.

 

Ingressos:

*Valor: R$ 20,00, com meia entrada para estudantes, professores e idosos

*Venda: na bilheteria do teatro a partir das 19h30, nos dois dias de apresentações.