ESCOLAS PÓS-PANDEMIA

blog-image
Compartilhe

Esteja preparada para receber seus alunos quando o governo autoriza a reabertura!

Listamos dicas de procedimentos de segurança para coibir o risco de contaminação do covid19. Todas as indicações listadas seguem as orientações da OMS e do Ministério da Saúde e têm sido adotadas pelos países em que o pico da pandemia já passou e o processo de reabertura está acontecendo.

#Na entrada da escola instalar dispositivo para limpeza para sapatos e também disponibilizar recipientes com álcool em gel a 70% para uso dos alunos, acompanhantes e colaboradores em todas as áreas da escola (recepção, sala de aula, sala de espera, vestiários, etc.), medir com termômetro eletrônico de distancia, a temperatura de todos os alunos e acompanhantes, caso seja detectada temperatura superior á 37.8 °C, não autorizar a entrada do aluno, acompanhantes, colaboradores e terceirizados.

#Durante horário de funcionamento, efetuar de duas á três vezes por dia limpeza geral e desinfecção de cada área da escola.

#Funcionários, professores e terceirizados devem utilizar obrigatoriamente mascaras individuais.

#Limitar a quantidade de alunos e seus acompanhantes que entram na escola, recomenda-se ocupação simultânea de um aluno a cada 6,25 m² (áreas sala de aula, vestiários, recepção, sala de espera, lanchonete).

#Delimitar com fita adesiva o espaço em que cada aluno deve ficar na sala de esepra, vestiário e na sala de aula. Recomenda-se que cada aluno deve ocupar a 1,5 m em repouso ou 3m de distância entre os alunos em atividade.

#Água no bebedouro somente para uso de garrafas próprias.

#Renovar o ar do ambiente sete vezes por hora, não utilizar ventiladores de teto ou chão, em caso de ar condicionado fazer a troca dos filtros de ar, uma vez por mês. Em caso não haja ar-condicionado, implantar o sistema de ventilação cruzada (abertura de portas e janelas).

#Comunicar para os alunos portarem e utilizarem suas próprias toalhas para ajudar na manutenção da higiene. Caso sua escola forneça toalhas de papel, elas devem ser descartadas pelo próprio aluno em recipiente com tampa e acionamento por pedal.

#Capacitar professores, funcionários e colaboradores sobre todas as medidas de prevenção adotadas por sua escola. Assim como pedir para que eles não realizem cumprimentos com beijos, apertos de mãos e abraços. Solicitar fortemente a limpeza frequente das mãos com água e sabão ou álcool a 70%: ao entrar e sair da escola e nos intervalos entre aulas, ao tossir ou espirrar e ao usar o banheiro.

Fontes de Consulta: World Health Organization. Recommendations to Member States to improve hand hygiene practices to help prevent the transmission of the COVID-19 virus. [Internet]. 2020. Available since April 01 from: https://www.who.int/publications-detail/recommendations-to-memberstates-toimprove-hand-hygiene-practices-to-help-prevent-the-transmissionof-the-covid-19-virus. World Health Organization. Advice on the use of masks in the context of COVID- 19. [Internet]. 2020. Available since April 06 from: https://www.who.int/publications-detail/advice-on-the-use-of-masksin-the...(2019-ncov)-outbreak. World Health Organization. Save Lives: clean your hands in the context of COVID-19. [Internet]. 2020. Available from: https://www.who.int/docs/defaultsource/ coronaviruse/who-hh-community-campaignfinalv3.pdf?sfvrsn=5f3731ef_2 4. Centers of Disease Control and Prevention. Cleaning and disinfection for community facilities. [Internet]. USA: 2020. Available since April 01 from: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/community/organizations/ cleaningdisinfection.html Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Orientações gerais: máscaras faciais de uso não profissional. Brasil: 2020. Available since April 03 from: http://portal.anvisa.gov.br/documents/219201/4340788 NT+M%C3%A1scaras. pdf/bf430184-8550-42cb-a975-1d5e1c5a10f7