ESCOLA DE DANÇA DE SÃO PAULO ABRE INSCRIÇÕES

blog-image
Compartilhe

A Escola de Dança de São Paulo abre, em janeiro, as inscrições para o processo seletivo dos cursos preparatórios. Os aprovados terão aulas gratuitas ao longo de um ano letivo e desenvolverão habilidades psicomotoras, musicais e expressivas. Poderão se candidatar crianças nascidas entre 2006 e 2009 de ambos os sexos. Cerca de 75 vagas estão sendo ofertadas.

A seleção é feita em duas etapas: inscrição e exame prático. Os interessados devem preencher um formulário disponível no site do Theatro Municipal de São Paulo (www.theatromunicipal.org.br), no link da Escola de Dança de São Paulo, na opção Cursos Preparatórios para Crianças 2017. O documento ficará disponível do dia 02 de janeiro de 2017 até às 18h de 13 de janeiro.

A lista com as inscrições deferidas informando o dia e o horário do exame prático será publicada no mesmo endereço eletrônico no dia 18 de janeiro.

Para este curso não é preciso ter uma experiência anterior em dança. Durante os exames práticos, as crianças serão avaliadas segundo alguns critérios: a coordenação motora, a orientação espacial, a prontidão, a atenção, a capacidade criativa e de inserção em grupo.

Meninos

Para incentivar o interesse pela dança, a instituição abrirá, pela primeira vez, uma turma apenas para meninos. “É conhecido o preconceito contra homens que praticam balé...Terão um professor do gênero masculino e algumas aulas conjuntas com os outros alunos do Programa de Formação”, explica a diretora da Escola de Dança de São Paulo, Susana Yamauchi.

A proporção na instituição é desigual. Para cerca de 25 meninas, existe um menino que estuda na instituição. Antes, os alunos já se inscreviam nos cursos preparatórios, mas ingressavam apenas em turmas mistas. A diretora acredita que agora o compartilhamento da rotina e realidade com outros colegas da mesma classe pode estimular a frequência. “Dividir o sentimento de dedicação e interagir entre iguais fortalece ideais e favorece no suporte psicológico”, completa Susana.

Cursos preparatórios

Os cursos preparatórios são ministrados gratuitamente nas dependências da Escola de Dança de São Paulo, no período da manhã, ao longo de um ano letivo. Os aprovados terão aulas de iniciação à dança. O objetivo é desenvolver habilidades psicomotoras, musicais e expressivas dos alunos.

A proposta é diferente do Programa de Formação em Dança da instituição que dura 9 anos. Nesse, o aluno desenvolve sua vocação artística e técnica, por meio das doze disciplinas distribuídas até alcançar o refinamento necessário para sua autonomia profissional. Todo o ensino é gratuito. Para entrar também é preciso passar em um processo seletivo.

Murilo Miron, de 14 anos, é aluno na Escola de Dança de São Paulo. Depois de ver sua irmã dançar, se encantou pelo balé. Aos cinco anos, fazia aulas em uma escola de bairro na Vila Formosa. Era o único menino entre 15 garotas. Na época, ainda conciliava a sapatilha e a chuteira nas aulas de futebol. Mas depois de um tempo, o sonho de ser bailarino falou mais alto e ele largou a bola.

Na escola regular chegou a sofrer bullying porque fazia balé. Hoje muitos dos colegas que criticavam Murilo já foram em apresentações e aplaudem o garoto.

O aluno passou de primeira no teste para o Programa de Formação aos 8 anos e aconselha aos que pensam em viver da dança.“Escute o seu coração, não ligue para o que as outras pessoas falam. Se você gosta do que está fazendo, é para continuar”, afirma.

SERVIÇO

Escola de Dança de São Paulo

Cursos preparatório para Crianças 2017

Inscrições: às 10h de 02 de janeiro de 2017 até às 18h de 13 de janeiro no site do Theatro Municipal de São Paulo (www.theatromunicipal.org.br), no link da Escola de Dança de São Paulo, na opção Cursos Preparatórios para Crianças 2017

* Programação sujeita a alterações.