DOUTORES DA ALEGRIA

blog-image
Compartilhe

Estão abertas até 27 de janeiro as inscrições gratuitas para o Curso de Formação Básica do Palhaço, realização da Escola dos Doutores da Alegria em parceria com o Programa de Ação Cultural – PROAC. O curso é destinado a artistas profissionais com DRT e estudantes de Artes Cênicas (teatro, circo, dança ou música – nível técnico ou superior), estudando há pelo menos um ano, que buscam formação na linguagem do palhaço. É preciso ser maior de 18 anos.

São 25 vagas. Os interessados devem enviar breve currículo, foto 3x4 e uma carta de interesse pessoalmente (de segunda a sexta, das 9h às 18h) ou pelo correio (até 24 de janeiro) para a sede da organização (Rua Alves Guimarães, 73 - Pinheiros – São Paulo - CEP 05410-000), onde também acontecerão as aulas.

Os pré-selecionados serão divulgados no site da organização (www.doutoresdaalegria.org.br) no dia 3 de fevereiro e passarão por uma segunda etapa, que consistem em oficinas de jogo e entrevista. O resultado da seleção será conhecido em 23 de fevereiro, também pelo site oficial. As aulas terão início no dia 6 de março e vão até 30 de junho, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 23h. A carga horária de 200 horas compreende ainda atividades fora da sala de aula, como criação de cenas, elaboração de relatórios e presença em espetáculos, filmes e palestras.

A proposta é oferecer uma iniciação à linguagem da máscara do palhaço (nariz vermelho) e ao princípio da identidade do palhaço de cada um. Por meio de exercícios, brincadeiras tradicionais e princípios fundamentais do jogo, trata de temas como a criatividade, a prontidão, a disponibilidade, a espontaneidade, presença e habilidades.

É importante ressaltar que o curso não forma profissionais para o elenco dos Doutores da Alegria e também não se destina à formação voltada para atuação em hospitais.

 

Escola dos Doutores da Alegria

Conhecida por introduzir a arte do palhaço no universo da saúde, a organização Doutores da Alegria ampliou a ação dos palhaços para locais inusitados, como o hospital. Surgiu como uma escola de arte, com pedagogia própria no ensino da máscara do palhaço. Ela prepara estudantes e artistas para intervir em palcos diversos, improváveis, onde as escolhas os levarem. A experiência, a repetição e o treino constantes são partes inerentes à metodologia que tem a observação como fonte de inspiração. As aulas utilizam dinâmicas de jogos cênicos e brincadeiras tradicionais onde os participantes jogam, observam e refletem sobre temas e exercícios. As aulas são conduzidas por um ou dois artistas formadores da Escola dos Doutores da Alegria. Mais informações: (11) 3061-5523 ou doutores@doutoresdaalegria.org.br.

Doutores da Alegria  Organização da sociedade civil sem fins lucrativos que desde 1991 utiliza a arte do palhaço para intervir junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos e ambientes adversos. A partir das intervenções em hospitais, Doutores da Alegria amplia canais de diálogos reflexivos com a sociedade, compartilhando o conhecimento produzido através de formação, pesquisa, publicações e manifestações artísticas, contribuindo para a promoção da cultura e da saúde e inspirando políticas públicas. 

Em 2016 a associação se reposicionou institucionalmente a partir de uma nova tarefa institucional, propondo a arte como mínimo social, ou seja, como uma das necessidades básicas para o desenvolvimento digno do ser humano, assim como alimentação, saúde, moradia e educação. O trabalho é gratuito para os hospitais e mantido por doações de empresas e de pessoas.