DANÇA CONTEMPORÂNEA E INTERVENÇÃO URBANA

blog-image
Compartilhe

Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis estão na agenda de dois grupos de dança de Campo Grande-MS. Conectivo Corpomancia e Cia Dançurbana trazem para Goiás os trabalhos “Sem Cerimônia” e “FLUZZ”.

O primeiro, uma intervenção urbana do grupo Conectivo Corpomancia, com ocupação e exibição de videodança, além de intervenções-surpresa em meio à cidade. As primeiras intervenções acontecem às 10 e 15 horas do dia 5 (segunda-feira) em Aparecida de Goiânia. Nos dias 6, 7 e 8 é a vez das ruas de Goiânia serem ocupadas. Os locais não são revelados pela produção, justamente para criar expectativa e impacto. A única intervenção com horário e local marcados é a que eles chamam de Ação Cerimoniosa, que será no dia 8 (quinta), às 19h30, na antiga Estação Ferroviária, no centro de Goiânia.

Segundo Franciella Cavalheri, integrante e intérprete-criadora do grupo, na estação da ferrovia é esperada uma releitura do espaço, a partir das cenas do Me=Morar, em forma de dança ao vivo e na relação com a obra audiovisual, que será projetada em diferentes espaços da estação. A Ação Cerimoniosa do Conectivo Corpomancia dá passagem para a DançUrbana, que por sua vez tem um trabalho dimensionado para o palco italiano.

 


 

​"Sem Cerimônia" - Conectivo Corpomancia

A circulação de “Sem Cerimônia” é um trabalho contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015. Segundo os autores da obra, as intervenções têm o objetivo de provocar um ruído no cotidiano urbano e chamar atenção para as questões do corpo na rua. Durante a Ação Cerimoniosa na antiga Estação Ferroviária, o público de Goiânia assistirá ao videodança “me=morar: o corpo em casa”, que foi produzido a partir do espetáculo “me=morar”. A videodança explora a questão da memória trazendo à tona sensações despertadas pela casa antiga, daí a escolha da Estação para a exibição do material, um lugar histórico da cidade e que tem similaridade com o local onde o vídeo foi gravado.

 

A DançUrbana, por sua vez, tem uma trajetória de 15 anos, com espetáculos que partem das danças urbanas e seus mais diversos estilos para criar uma linguagem própria. O grupo traz a Anápolis e Goiânia o espetáculo FLUZZ, que será apresentado, respectivamente, no Teatro Municipal de Anápolis (dia 9 - sexta) e no Teatro Goiânia (dia 11 - domingo). Ambas as apresentações são GRATUITAS. Este espetáculo foi criado por meio da Lei Rouanet e sua circulação conta com o patrocínio de O Boticário na Dança, Eletrobras Furnas e Digix. A Cia Dançurbana foi a primeira companhia de dança sul-mato-grossense a conquistar o edital de O Boticário na Dança e neste ano conta com este patrocínio pela segunda vez.

 

Fluzz

Celebrando 15 anos de Estrada, A Cia Dançurbana circula o Centro-Oeste com o espetáculo Fluzz, criado em 2016, viabilizado pela Lei Rouanet. FLUZZ é um espetáculo de dança em que o corpo é o grande comunicador entre pessoas. Sem direção, ele segue o fluxo do próprio caminho. Em cena, seis intérpretes-criadores utilizam técnicas das danças urbanas, dança contemporânea e improvisação para tecer uma rede de conexões. De acordo com Marcos Mattos, diretor do DançUrbana, "o público pode esperar um espetáculo que permeia várias camadas relacionadas ao corpo e as tecnologias. E de como elas reverberam em nós, criando sátiras, provocando reflexões sobre como somos dependentes de alguns recursos tecnológicos. Dentro de uma dramaturgia em blocos o trabalho trata de assuntos do nosso cotidiano, situações que vivenciamos em algum momento de nossa vida!".

Serviço:

Espetáculos de dança de Matro Grosso do Sul em Goiás

 

Conectivo Corpomancia  apresenta “Sem Cerimônia”

Aparecida de Goiânia - 5/6 (2ª feira), às 10h e 15h

 

Goiânia

6/6 (3ª feira), às 10h e 15h

7/6 (4ª feira), às 9h

8/6 (5ª feira), antiga Estação Ferroviária de Goiânia (Praça do Trabalhador – Centro), às 19h30

 

Grupo Dançurbana apresenta Fluzz

Anápolis - 9/6 (6ª feira), às 20h, Teatro Municipal de Anápolis

Goiânia - 11/6 (domingo), às 20h, Teatro Goiânia

Todas atividades são gratuitas