Dança ao som de Sebastian Bach a Nirvana

blog-image
Compartilhe

Com uma trilha musical que vai de Johann Sebastian Bach a Nirvana, Um a um, Interpret e Strong Strings compõem o espetáculo “3 pontos” em que os bailarinos vão de movimentos expansivos, que rasgam o espaço, a gestos pequenos e sutis. Quedas agressivas e imediatas são, também, um ponto marcante. Solos, duos, trios e quartetos são combinações usadas de várias maneiras durante o espetáculo. Na exploração do espaço, o coreógrafo também brinca com o estar aglomerado, o desejo de ocupar o mesmo lugar ou de explorar amplamente acena. 

O espetáculo acontece no dia 25 de outubro às 20h no Teatro Cesgranrio, no Rio Comprido. O evento é gratuito, aberto ao público, e faz parte da I Semana Cultural Cesgranrio, de 23 a 30 de outubro. 

Um a um: traz em sua essência a pesquisa de dois corpos que, juntos, geram novas possibilidades de movimento. Musicalmente, o trabalho é composto de seis movimentos, todos de Johann Sebastian Bach. O casamento do violoncelo com o piano traduz, nas músicas que acompanham a coreografia, o assunto que é nitidamente tratado na peça: a combinação de “um + um”.

Interpret: A composição para violino solo “Chaconne”, de Johann Sebastian Bach, é uma obra que vem inspirando muitos criadores na área das artes. Investigar esta peça tão complexa é algo que também instigou o coreógrafo Alex Neoral. Em cena, cinco bailarinos vão de movimentos expansivos, que rasgam o espaço, a gestos pequenos e sutis, e nessa exploração antagônica o elenco joga com o estar aglomerado, o desejo de ocupar o mesmo lugar ou de explorar amplamente a cena. 

Strong strings: O corpo que é afetado diretamente pelas informações que nos cercam. Informações rápidas, imediatas, nervosas, que estimulam e definem movimentos. Esta coreografia é embalada por músicas da banda americana Nirvana, com versões para quarteto de cordas. A Cia. usa o ritmo tão proveniente dessa banda para usufruir de humor e energia em sua movimentação.

Sobre a Companhia: Com 20 obras e 10 espetáculos em seu repertório, a Focus Cia de Dança se consagrou através da crítica especializada e do público. Apresentou-se em mais de 90 cidades brasil eiras. No exterior, levou sua arte para Bolívia, México, Costa Rica, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, França, Alemanha e Panamá. Em 2018 participou do filme Eduardo e Mônica com lançamento previsto para 2019. Se apresentou na última edição do Rock In Rio ao lado de Fernanda Abreu. Recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, maior condecoração da cultura brasileira, em 2016. Com "As canções que você dançou pra mim", que se aproxima da marca de 300 apresentações, recebeu diversas indicações a melhor espetáculo do ano por sua criatividade e originalidade. Em 2012, foi escolhida através da seleção pública do Programa Petrobras Cultural, com patrocínio por três anos para desenvolvimento de suas atividades, dando início a uma parceria de manutenção que segue até hoje. Foram mais de 100 mil espectadores que ficaram encantados com a poesia e a capacidade técnica lapidadas nas coreografias inovadoras de Alex Neoral e nos movimentos precisos de seus bailarinos.

Sobre a Semana Cultural Cesgranrio: entre os dias 23 e 30 de outubro, a sede da Fundação Cesgranrio vai oferecer uma série de eventos culturais gratuitos. Terá muita música, teatro, dança, debate, oficina para adultos e crianças.

Serviço:

Data: 25 de outubro

Hora: 20 horas

Local: Teatro Cesgranrio: Rua Santa Alexandrina, 1.011 – Rio Comprido – 2103-9682
Direção artística e coreografia: Alex Neoral

Direção de produção: Tatiana Garcias

Luz: Binho Schaefer e Tatiana Garcias

Produção executiva: Dayana Lima
Confecção de Figurino: Jacira Garcias

Bailarinos: Carolina de Sá, Cosme Gregory, José Villaça, Marcio Jahú, Marina Teixeira, Monise Marques e Roberta Bussoni

Duração: 55 min
Classificação Indicativa: Livre