CONGRESSO INTERNACIONAL DE JAZZ DANCE COMEMORA 10 EDIÇÕES

blog-image
Compartilhe

Considerado um evento singular no Brasil e um dos melhores do segmento no mundo, o Congresso Internacional de Jazz Dance chegou a sua décima edição, apresentando o que há de melhor no gênero com aulas práticas e teóricas de professores brasileiros e internacionais. A comemoração veio em formato de GALA, no dia 29 de abril, no CIAEI, em Indaiatuba, com a participação dos melhores grupos e companhias de jazz do país e convidados internacionais. O evento tem direção de Erika Novachi, coreógrafa e diretora artística da Galpão 1 Erika Novachi e de Marcela Benvegnu, jornalista e pesquisadora de dança.

Nesta edição foram mais de 400 bailarinos - divididos entre os participantes da Gala e do evento - representantes de 58 cidades do Brasil, 12 diferentes estados. “Para nós é motivo de muita alegria ver a diversidade desse Brasil representada pelo jazz dance. Ficamos muito felizes que a nossa dança diminui as fronteiras e as pessoas vem ao Congresso buscando mais informação”, fala Erika Novachi, codiretora artística do evento.  

A GALA contou com coreografias de grandes nomes do Jazz do Brasil e dos USA. Os coreógrafos brasileiros Erika Novachi (Galpão 1), Ana Araújo (Ballet Ana Araújo), Andrea Spósito (Dbaya), Brisa Diamante (Experimental de Dança de Ubatuba), Cristina Cará (Academia Cristina Cará), Daniela Ianes (Grupo da Prefeitura de Indaiatuba), Edson Santos (Pariz Art Dance), Eliane Fetzer (Eliane Fetzer Cia de Dança), Jhean Allex (Grupo Roseli Rodrigues), Luana Espíndola (IOA), Monique Paes (Monique Paes Studio de Dança), Roseli Rodrigues (Raça Cia. de Dança), Vivien Fortes (Ballet & Cia) e Zeca Rodrigues (Cia. de Dança de Cubatão), e os americanos Nathan Trasoras e Pat Taylor, esta que traz a Cia. Jazz Antiqua, de Los Angeles para a noite, levam seus trabalhos para o palco.

“Foi um dia singular para o jazz no Brasil, quando grupos que geralmente não se encontram e que antigamente competiam juntos, subiram ao palco para celebrar um estilo que ganhou voz pelas mãos de cada um deles. Dia 29 de abril é comemorado o Dia Internacional da Dança, assim a nossa comemoração foi dupla”, fala Marcela Benvegnu, codiretora artística do evento. “Desde a primeira edição acreditamos que a teoria é tão importante que a prática, pois é preciso pensar a dança, refletir sobre o que fazemos. Assim propomos em todas as edições reflexões acadêmicas com pesquisas que estão sendo desenvolvidas sobre jazz dance em universidades, mesas redondas, exibição de vídeos, além de palestras com diferentes temas que dialoguem com o jazz”, fala Marcela.  “Ficamos felizes com o resultado do Congresso a cada ano por entender que ao unir teoria e prática ajudamos a preservar este estilo e também colaboramos para a evolução técnica de cada participante. Ano a ano apresentamos linhas temáticas diferentes, trazemos para cena o que às vezes foi esquecido, ao mesmo tempo lançamos tendências. Que venham mais 10 anos”, completa Erika.  Em 2019 o Congresso acontece entre os dias 27 e 30 de abril, em Indaiatuba.  

 

2009-2018

O Congresso Internacional de Jazz Dance foi realizado pela primeira vez em Indaiatuba em 2009. Já passaram pelo evento 52 importantes personalidades da dança do Brasil e do mundo: Alexandre Ribeiro, Ana Araújo, Andrea Spósito, Bill Prudich, Caio Nunes, Carlota Portella, Cecília Marta, Christiane Matallo, Cinthia Villas Boas, Cristina Cará, Derek Mitchel, Desmond Richardson, Edson Santos, Edy Wilson, Eliane Fetzer, Erika Novachi, Fabio Cardia, Fernanda Chamma, Francis Roach, Gilberto de Syllos, James Kinney, Jhean Allex, Jim Cooney, Jojo Smith, Josh Bergasse, Katia Barros, Luiz Coelho, Madalena Machado, Maíza Tempesta, Malaya, Marcela Benvegnu, Marly Tavares, Mery Rosa, Monique Paes, Nan Giordano, Nathan Trasoras, Nick Kenkel,

Pat Taylor, Redha Beintenfour, Regina Dragone, Regina Sauer, Ricardo Scheir, Roberta Fontana, Ronnie Klebelewski, Rose Calheiros, Sheila Baker, Sue Samuels, Suzi Taylor, Talmai Fernandes, Vilma Vermon, Vivien Fortes e Zeca Rodrigues. | www.congressodejazzdance.com.br