Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro

blog-image
Compartilhe

           Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro

                “Pluralidade, diversidade, intercâmbio e internacionalização”

                                                                                               Por J.Luiz Castro

       Ao longo desses 15 anos de existência, o Centro Coreográfico como um catalisador das mais sofisticadas formas de dança da cidade, promove projetos e programas integrados de desenvolvimento e manutenção dos artistas, grupos, coletivo e companhias de dança.

Essa diversidade artística coabita o mesmo espaço com suas propostas criativas, reflexivas, a partir de um vasto catálogo de espetáculos.

Classificado como um dos principais centros de dança da América Latina, o CCRJ é um espaço público da Dança. Localizado na zona norte do Rio, colabora para a democratização do acesso aos mecanismos de reflexão, produção e difusão em dança, já que é um dos poucos que ocupa essa região da cidade dedicando seus espaços para a pesquisa, criação, e desenvolvimento artístico, ao desenvolvimento de uma dança plural e diversa com seus estilos e linguagens.

Entendendo a importância de democratizar o acesso, abarcar a diversidade de perspectivas na área da dança e promover o intercâmbio entre artistas de diversas linhas de atuação na dança e em diferentes estágios da carreira, o CCRJ acolhe tanto aqueles que já têm uma carreira sólida como aqueles que estão em fase de construção dos seus projetos estéticos.

Desde 2017, adotamos as cotas em nossa chamada para Residências Artísticas com garantia mínima de 20% das vagas disponíveis para iniciativas de dança vinculadas à escolas públicas e projetos socioculturais. Em contrapartida ao uso do espaço por até seis meses, os contemplados pelo programa oferecem oficinas gratuitas ao público em geral e ao público especializado na área, além de abrirem as portas do seu ensaio para estudantes da rede pública de ensino.

Atualmente, o Centro possui cinco programas permanentes de ocupação e circulação do espaço, contemplando variados públicos: Programa de Residências Artísticas, Programa de Oficinas Livres, Programa de Espetáculos e Eventos com a ocupação do Teatro Angel Vianna, Galeria e outras salas onde se pensa e realiza as danças para públicos diversos, Programa Educativo em parceria com escolas públicas e o Grupo de Estudos com ocupação da Sala de Pesquisa e Acervo – Midiateca.

 

Sobre os Responsáveis pela administação do CCRJ:

Diego Dantas:

Diretor Artístico do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, Bailarino, Professor concursado, Criador e Diretor Cênico, foi indicado ao Prêmio CesgranRio de Dança na categoria especial pela Gestão Artística do Centro Coreográfico e recebeu da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro o Diploma Heloneida Studart de Cultura representando o Centro Coreográfico em 2018.

Gil Santos:

Diretor Administrativo/Técnico do Centro Coreográfico. Técnico em Iluminação com mais de 15 anos de experiência profissional, dedicando-se também no desenvolvimento dos processos de produção das Luzes Cênicas. Recebeu da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro o Diploma Heloneida Studart de Cultura representando o CCRJ em 2018.

 

Fontes: Diego Dantas, Gil Santos.

 

 

 

 

Ajude-nos a manter o trabalho da Dança Brasil.

Nosso jornalismo acompanha e divulga a arte da dança.

Está a serviço da arte da dança e da diversidade de opinião.

Há 27 anos, a Dança Brasil exercita o jornalismo transparente, fiel à verdade factual, atenta à diversidade cultural na área da dança.

Nunca antes o jornalismo se fez tão necessário e nunca dependeu tanto da contribuição de cada um dos leitores.

Faça parte da Dança Brasil! Assine, contribua com um veículo dedicado a produzir diariamente uma informação de qualidade, profunda e analítica.

A arte da dança agradece.

Clique no link abaixo e faça sua assinatura anual por apenas R$ 55,00.

https://www.paypal.com/webapps/hermes?token=32F02702HK5524050&useraction=commit&mfid=1553687958902_64c5971e79a3b