BIENAL SESC DE DANÇA APRESENTA PANORAMA DA DANÇA CONTEMPORÂNEA

blog-image
Compartilhe

BIENAL SESC DE DANÇA

De 12 a 22 de setembro, a unidade do Sesc e mais de dez outros endereços, entre instituições parceiras e espaços públicos de Campinas, irão receber um panorama de criações e debates que movimentam a dança contemporânea nos dias de hoje. A Bienal Sesc de Dança, uma realização do Sesc São Paulo com apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), chega a sua 11ª edição reafirmando seu compromisso com a difusão da produção artística nacional e estrangeira contemplando cerca de 50 ações cênicas, entre espetáculos, instalações e performances.

A maratona de dança tem início com o espetáculo Dancing Grandmothers (Avós Dançantes), da Coreia do Sul – dia 12 de setembro, às 20h, no Sesc Campinas. Com coreografia e direção de Eun-Me Ahn, conhecida como “a Pina Bausch de Seul”, a montagem traz os jovens bailarinos da companhia com 10 senhoras, a maioria estreante, que dançam juntos transformando o palco em uma enorme pista de dança numa mescla de folclore e contemporâneo, flores e bolas de espelhos.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, “na mesma semana em que a instituição completa 73 anos de atuação, a Bienal Sesc de Dança principia mais uma edição e convida seus públicos a fruir produções artísticas, nacionais e internacionais, bem como atividades formativas, voltadas a faixas etárias variadas”. Miranda complementa que “através de um panorama diversificado da cena atual da dança contemporânea, a Bienal oferece uma imersão na linguagem, instigando, desse modo, a reflexão acerca da presença da dança como expressão, movimento e também meio para composição de redes de sociabilidade para a vida em sociedade”.

Berço da mais tradicional graduação em Dança do Estado de São Paulo, na Unicamp, Campinas se estabeleceu como sede da Bienal em 2015, após oito edições na cidade de Santos (de 1998 a 2013), recebendo mais de 60 mil visitas de pessoas interessadas pela programação nas duas últimas edições (2015 e 2017). Nesse ano, a cidade receberá mais de 70 atrações, distribuídas entre espaços do Sesc Campinas e da Universidade, aparelhos culturais como Teatro Castro Mendes, Estação Cultura, Museu da Cidade, Armazém CIS Guanabara, além de áreas públicas como ruas, praças e até mesmo o terminal rodoviário municipal.

12 países e oito estados brasileiros

A curadoria do festival, formada por Cristian Duarte, Fabricio Floro, Silvana Santos, Rita Aquino e Luciane Ramos, selecionou os artistas/obras, em mais de mil inscritos, sempre com a proposta de apresentar a multiplicidade do universo da dança e seus hibridismos com outras expressões artísticas, fomentando a produção e ajudando no desenvolvimento de novas criações, enquanto estreita o relacionamento com o público e amplia seu acesso. 

Com obras de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte e Distrito Federal, a Bienal Sesc de Dança também apresenta espetáculos de países como Alemanha, Argentina, Áustria, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Portugal, Suíça e Uruguai.

A Bienal Sesc de Dança é um convite geral ao diálogo de corpos e de ideias, já que as manifestações artísticas, que têm o corpo como principal instrumento de trabalho, expõem e articulam de forma contundente questões contemporâneas políticas e sociais que ecoam no âmbito público e privado.

Quando e Onde

De 12 a 22 de setembro – Campinas (SP).

Sesc Campinas (Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim, Campinas. Telefone (19) 3737-1500) e outros espaços da cidade.

Ingressos a venda a partir de 23 de agosto, sexta-feira, às 12h no portal Sesc e às 17h30 nas bilheterias das unidades do Sesc São Paulo. Para as atividades nos espaços externos ao Sesc, os ingressos também podem ser adquiridos nos próprios locais, a partir das duas horas que antecedem a atividade, mediante disponibilidade. Venda limitada a quatro ingressos por pessoa.

Programação completa no site sescsp.org.br/bienaldedanca.

Locais das apresentações

Sesc Campinas – Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim. Telefone (19) 3737-1500.

Teatro Municipal José de Castro Mendes – Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial. Telefone (19) 3272-9359.

Estação Cultura – Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n° – Centro (entrada de público). Rua Francisco Teodoro, 1.050 Vila Industrial (estacionamento). Telefone (19) 3705-8000.

Unicamp – Casa do Lago – Cidade Universitária Zeferino Vaz, s/n° – Barão Geraldo. Telefone (19) 3521-7000.

Terminal Rodoviário de Campinas Ramos de Azevedo – Rua Dr. Pereira Lima, 60-140 – Vila Industrial. Telefone (19) 3731-2930.

CIS Guanabara – Armazém/ Gare – Rua Mário Siqueira, 829 – Botafogo. Telefone (19) 3233-7801.

Centro de Convivência – Praça Imprensa Fluminense, s/n° – Cambuí.

Praça Rui Barbosa – Rua 13 de maio, s/nº – Centro. Atrás da Catedral Metropolitana de Campinas.

Largo do Rosário – Largo do Rosário, s/n° – Centro.

Praça Carlos Gomes – Avenida Irmã Serafina, s/n° – Centro.

Museu da Cidade – Avenida Andrade Neves, 33 – Centro. Telefone (19) 3231-3387.

Casa de Vidro – Avenida Dr. Heitor Penteado, 2.145 – Lago do Café. Telefone (19) 3231-3387.