BALÉ CLÁSSICO - CORPO CONSCIENTE EM PORTO ALEGRE

blog-image
Compartilhe

A partir de outubro, os porto-alegrenses poderão conhecer uma abordagem diferenciada de ensino de balé clássico, que alia a técnica da dança aos pressupostos da Coordenação Motora (Béziers) e da Expressividade (Laban). Balé Clássico – Corpo Consciente é um projeto de ensino da técnica clássica para adultos a partir de uma abordagem somática. As aulas começam dia 4 de outubro, na Casa Frasca, sempre às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h.

As aulas serão ministradas pela artista da dança Neila Baldi, que retornou ao Rio Grande do Sul recentemente. Doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, Neila Baldi lecionou no Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), além de cursos livres de balé clássico em São Paulo e Brasília, onde viveu nos últimos 16 anos, trabalhando nesta perspectiva de ensino da dança.

Pela proposta de ensino, os conteúdos do balé clássico são trabalhados a partir de dois vértices: a estrutura corporal (Béziers) e as dinâmicas de movimento (Laban). Assim, ao mesmo tempo em que o aluno vai conhecendo os movimentos básicos do balé clássico – que surgem a partir da investigação dos verbos principais desta dança – vai conhecendo e reconhecendo sua estrutura corporal, realinhando-a, se for necessário, e conhecendo dinâmicas de movimento que permitam dar outro colorido à técnica clássica, de modo que serva de alfabeto para construções cênicas tanto clássicas quanto contemporâneas.

            “A ideia é que ao mesmo tempo em que o aluno aprenda o balé clássico, possa usá-lo como ferramentas para muitas danças e vá melhorando seu alinhamento corporal. O balé clássico, por si só, já ajuda na melhoria da postura. Mas, muitas vezes, o aluno faz essa postura ereta de forma fixa, não orgânica, sem a integração óssea e muscular adequada”, explica a professora.

A metodologia para o ensino de balé clássico parte da pesquisa de movimento e do realinhamento da estrutura corporal.  As aulas têm momento de sensibilização e percepção corporal, seguido do realinhamento postural, de construção corporal dos fundamentos do balé e de exercício codificados da técnica clássica, além de criação cênica.

            As aulas do curso Balé Clássico – Corpo Consciente ocorrem em um espaço especial para a dança porto-alegrense. A Casa Frasca está localizada em um casarão de 1911, onde no século passado funcionou o Centro Internacional de Dança Alexader Sidoroff. O mestre de balé formou diversas gerações de bailarinos do Rio Grande do Sul, como Lu Paludo, Ana Medeiros, André Birck, etc. Aberta em agosto do ano passado, a Casa Frasca é um espaço cultural multiartístico de Porto Alegre, que recebe além de eventos tem aulas regulares de yoga e percussão.  

 

O QUE: Balé Clássico – Corpo Consciente

ONDE: Casa Frasca

QUANDO: Terças e quintas, às 9h. A partir de 4 de outubro

QUANTO: R$ 150 mensais

INFORMAÇÕES: balefrasca@gmail.com