Abril Para Dança

blog-image
Compartilhe

O Balé da Cidade de São Paulo sobe ao palco do Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, nos dias 26 e 27 de abril (sexta e sábado), às 21h; e 28 de abril (domingo), às 21h, para apresentação gratuita do espetáculo “A Sagração da Primavera”, releitura do clássico do compositor russo Igor Stravinsky (1882-1971), uma das mais importantes obras do século XX e marco da dança moderna mundial. Com criação de Ismael Ivo, o espetáculo integra a programação do festival “Abril para Dança”, que abre espaço para os movimentos da dança na cidade de São Paulo e tem curadoria de Fernando Dourado.

Conforme explica o diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo, Ismael Ivo, “em ‘A Sagração da Primavera’, a beleza se introduz com uma suave chuva de pétalas de rosas. Porém, subsequentemente dá lugar a uma tempestade de pétalas num delírio incessante e incontrolável. Uma metáfora e uma forma de alarme do desequilíbrio das condições ambientais. A coreografia se encaminha a um ritual coletivo onde cada membro se torna um veículo que expressa conflitos contemporâneos, desejos, aspirações, sensualidade e gênero. O corpo tentando despertar seus instintos primários. Um ritual  misterioso, que busca a beleza, desejos, sensualidade e aspirações humanas." Em sua montagem original, “A Sagração da Primeira” trata do ritual ao deus da primavera. A composição de Igor Stravinsky, coreografada por Vaslav Nijinsky, teve uma estreia tumultuada em 29 de maio de 1913, no Théâtre des Champs-Elysées, em Paris, quando desafiou as convenções estéticas devido à uma música ritmicamente complexa e uma coreografia provocante.

 

Abril Para Dança:

O festival “Abril Para Dança”, da Secretaria Municipal de Cultura, consolida a linguagem da dança como uma das mais expressivas e plurais em de São Paulo. De 22 a 28 de abril, diversos pontos da cidade, bem como os palcos dos teatros e centros culturais municipais, servirão de vitrine para os mais diversos estilos da dança.

Espetáculos de importantes companhias brasileiras e internacionais de dança contemporânea, urbana, brasileira, flamenca, clássica e africana movimentarão a cidade numa clara demonstração da potência criativa da dança no nosso país. É o mês de abril celebrando e abrindo espaço para os movimentos da dança na cidade de São Paulo.

Fotos - "A Sagração da Primavera", com o Balé da Cidade de São Paulo, com direção de Ismael Ivo. Foto: Denys Flores

 

Muito obrigado por ter chegado até aqui...

Mas não se vá ainda. Ajude-nos a manter de pé o trabalho da Dança Brasil

O jornalismo vigia a arte da dança.

Está a serviço da arte da dança e da diversidade de opinião.

Há 27 anos Dança Brasil exercita o jornalismo transparente e o espírito crítico, fiel à verdade factual, atenta a diversidade cultural na área da dança.

Nunca antes o jornalismo se fez tão necessário e nunca dependeu tanto da contribuição de cada um dos leitores.

Faça parte da Dança Brasil assine, contribua com um veículo dedicado a produzir diariamente uma informação de qualidade, profunda e analítica.

A arte da dança agradece.

Clique no link abaixo e faça sua assinatura anual apenas R$ 55,00

https://www.paypal.com/webapps/hermes?token=32F02702HK5524050&useraction...

 

 

Quando e Onde

26 E 27 ABR 2019 | 21h

28 ABR 2019 | 19h

Abril para Dança

com Balé da Cidade de São Paulo

em A Sagração da Primavera

informações: www.auditorioibirapuera.com.br

tel.: 3629-1075 ou info@auditorioibirapuera.com.br