3 Dicas Imperdíveis para Solistas

Compartilhe

Durante várias anos no qual participo da banca de jurados em diversos festivais, tenho certo de que é preciso mais do que a técnica deslumbrante para ter sucesso em competições nacionais e internacionais. Você também precisa de um excelente coach (treinador).

Seu coach está lá para ser seus olhos e seu guia. Os melhores irão ajudar a aprimorar seus pontos-fracos, que você nem percebe durante sua apresentação.  Se você participa de competições há muito tempo e ainda não alcançou seus objetivos, talvez seja a hora de mudar...

Não tenha medo de mudar

Um bom coach deve equalizar tudo: sua técnica, seu artístico e os detalhes estilísticos. Evite qualquer  um que apenas executa a variação repetidamente sem ir mais fundo nos detalhes. Cada coreografia deve ser cuidadosamente dissecada passo a passo, explorando cada parte individual da anatomia para contribuir para o todo.  Mas para encontrar um bom coach , você deve fazer um balanço das suas fraquezas pessoais.  Em sua busca, você deve encontar um coach no qual seus alunos tem os pontos fortes que você precisa melhorar . Confira vídeos on-line de outras grupos vencedores em concursos para ver se o estilo e técnica deles podem melhorar sua performance. Olhe também para o repertório destes grupos ou bailarinos, como eles acentuam o movimento, detalhes de estilo e as suas escolhas de figurino. Procure um coach que sabe compreender a pressão psicológica e a política dos eventos. Em uma competição pode não haver muito espaço ou tempo, você pode ter que ensaiar no palco com dezenas de concorrentes e tempo limitado - como você lida com isso?  Um bom coach deve preparar você para isso entre outros detalhes psicológicos e, apostar no seu nível de talento.

O que perguntar antes da escolha

Falar francamente sobre seus objetivos, potencial e expectativas com um coach é essencial.

Qual é o período de tempo para alcançar seus objetivos?

Será que ele ou ela vai com você para a concursos?

Quais as condições financeiras?

Determine se você estará pagando o coach um valor fixo mensal ou por hora.

Nos Estados Unidos e Europa os melhores normalmente cobram até US $ 200 por hora. Não tenha medo de fazer perguntas duras, você deve falar honestamente sobre o que você precisa fazer para alcançar seus objetivos, bem como suas chances de sucesso. E se ele esta disposto para encarar esta empreitada.

Minha dica é você consultar 02 ou 03 profissionais, assim você poderá ter detalhes e visões diferentes; mas cuidado para não ser aprisionada (virar chaveirinho/garota propaganda da escola), veja o histórico de seu futuro coach. Qual o tempo médio no qual suas alunas conseguiram alcançar seus objetivos.

 

Como saber se é bom para você

Você pode ir com calma, fazer alguns cursos com ele, para saber como ele trabalha com você e em conjunto. Encontrar alguém que é bom para você, e não apenas bom no geral pode ser tornar uma tarefa difícil. Procure uma personalidade que seja exigente, que a cada aula desperte sua força interna e que tenha uma  visão artística apurada. Um coach irá fazer o máximo para ajudá-la a se preparar e saberá dizer o momento correto de você ir...

 

Eleusa Lourenzoni - Maitre de ballet, coreógrafa, formada pela Royal Academy of Dance - Londres, Escola Municipal de Bailados São Paulo, Faculdade Belas Artes, Pós-graduada em História da Arte - Teoria e Crítica, especializada na terminologia do balé, história da dança, representante no Brasil do World Ballet Competition USA. Participa ativamente como jurada em diversos festivais de dança, ministra workshops e constantemente tem publicado vários video-aula (baby class, iniciante, avançado e pontas).